Mais de 200 guineenses operados pela Fundação Cione

Imagem da notícia: Mais de 200 guineenses operados pela Fundação Cione

Em três expedições anteriores, o projeto “Let your eyes enjoy” da Fundação Cione – Ruta de la Luz regressou “à vista” através de cirurgias, principalmente de cataratas, a 1.600 pessoas e entregou 750 novos óculos a crianças de Cabo Verde.

Com a nova e ampliada iniciativa, agora foram operadas mais 227 pessoas e diagnosticadas outras 560, na Conacri, capital da Guiné.

Tratou-se de uma expedição multidisciplinar integrada por especialistas da visão e profissionais da saúde da Ruta de la Luz que se instalou no Hospital Flamboyants de Conacri. Aí a equipa oftalmológica realizou 227 operações de catarata e forneceu 280 novos óculos, fabricados nas oficinas de solidariedade da Fundação, na Espanha, e 82 conjuntos pré-montados que cobriram os erros de refração mais comuns.

6 Agosto 2018
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Máscaras de Angelina Meireles são “solidárias”

A Mundo A Sorrir avançou com a venda de máscaras reutilizáveis feitas em capulana (tecido tradicionalmente utilizado em África), cuja receita reverte na totalidade para o projeto “Saúde A Sorrir na Guiné-Bissau”, desenvolvido desde 2005. A criadora destas máscaras é a médica oftalmologista Angelina Meireles.

Ler mais 25 Maio 2020
AtualidadeOftalmologia

Textura da retina pode alertar para doença de Alzheimer

Engenheiros biomédicos da Duke University desenvolveram um novo dispositivo de imagem capaz de medir a espessura e a textura das várias camadas da retina na parte posterior do olho. O avanço pode ser usado para detetar um biomarcador da doença de Alzheimer, oferecendo potencialmente um sistema de alerta precoce para a doença.

Ler mais 20 Maio 2020
AtualidadeOftalmologia