Hospital da Luz disponibiliza cirurgias oftalmológicas em 3D
O Hospital da Luz Setúbal tem disponível, desde o início de setembro, equipamentos de última geração, com tecnologia 3D, para realizar cirurgias oftalmológicas.
Captando imagens em alta definição e a três dimensões, o aparelho Ngenuity 3D Visualization System permite ao cirurgião e à equipa assistente visualizarem num ecrã o interior do globo ocular do doente que está a ser operado, em tempo real, conferindo maior segurança nos procedimentos e uma prestação de cuidados altamente diferenciada.
O Hospital da Luz Setúbal é a primeira unidade hospitalar privada do país apetrechada com este tipo de equipamento. Pode ser usado em múltiplas situações, especialmente em cirurgia vitreorretiniana, mas também na cirurgia de catarata, córnea e glaucoma. Os desenvolvimentos técnicos futuros, permitirão alargar a outras patologias a sua utilização.
Esta tecnologia “constitui uma mais-valia para os médicos, mas sobretudo para os nossos doentes”, salienta David Martins, médico oftalmologista do hospital onde é especialista em cirurgia da catarata e cirurgia vitreorretiniana.
Em síntese, podem-se destacar as seguintes vantagens:
- Aumento digital da imagem, baixos níveis de iluminação e redução do risco de fototoxicidade;
- Aumento da profundidade do campo de visão permitindo uma visão mais alargada, o que melhora a esteriopsia e as manobras cirúrgicas;
- Filtros digitais de várias cores para uma melhor visualização das estruturas intraoculares;
- Facilita a formação e o ensino, exibindo a cirurgia através de uma visualização digitalmente otimizada;
- Possibilidade de obter fotografia a cada momento da cirurgia;
- Equipado com editor de vídeo para personalização em 2D ou 3D;
- O cirurgião mantém uma posição heads-up, menos rígida e mais confortável, importante em cirurgias mais prolongadas.
18 Setembro 2018
Atualidade