Rastreios infantis gratuitos arrancaram esta semana

Imagem da notícia: Rastreios infantis gratuitos arrancaram esta semana

A Administração Regional de Saúde do Centro iniciou, a 10 de dezembro, em fase-piloto, o rastreio da saúde da visão infantil gratuito nos Agrupamentos de Centros de Saúde Dão Lafões e Pinhal Interior Norte, dirigido a crianças com dois anos.

O rastreio vai abranger cerca de 2.600 crianças e tem como finalidade diminuir a prevalência da ambliopia, intervindo nas suas causas em idades precoces, o que representa importantes ganhos individuais e sociais.

O exame do rastreio será realizado por profissionais das unidades dos agrupamentos de centros de saúde, sendo a respetiva leitura da competência do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

As alterações detetadas serão encaminhadas para a consulta de oftalmologia no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, no caso do ACeS Dão Lafões, e do CHUC, relativamente ao ACES Pinhal Interior Norte.

No primeiro trimestre de 2019 está previsto o alargamento aos ACeS Baixo Mondego, Baixo Vouga e Pinhal Litoral, e a cobertura integral da região Centro ocorrerá no segundo trimestre de 2019.

12 Dezembro 2018
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Máscaras de Angelina Meireles são “solidárias”

A Mundo A Sorrir avançou com a venda de máscaras reutilizáveis feitas em capulana (tecido tradicionalmente utilizado em África), cuja receita reverte na totalidade para o projeto “Saúde A Sorrir na Guiné-Bissau”, desenvolvido desde 2005. A criadora destas máscaras é a médica oftalmologista Angelina Meireles.

Ler mais 25 Maio 2020
AtualidadeOftalmologia

Textura da retina pode alertar para doença de Alzheimer

Engenheiros biomédicos da Duke University desenvolveram um novo dispositivo de imagem capaz de medir a espessura e a textura das várias camadas da retina na parte posterior do olho. O avanço pode ser usado para detetar um biomarcador da doença de Alzheimer, oferecendo potencialmente um sistema de alerta precoce para a doença.

Ler mais 20 Maio 2020
AtualidadeOftalmologia