“Olhos de cachorrinho” são resultado da evolução da espécie

Imagem da notícia: “Olhos de cachorrinho” são resultado da evolução da espécie

Um estudo publicado na revista Procedimentos da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América concluiu que a capacidade dos cães fazerem expressões faciais apelativas ao ser humano é um resultado da evolução da espécie.

De acordo com artigo publicado na revista Visão, cientistas japoneses conseguiram provar em 2015 que a troca de olhares entre os cães e os donos estimulam, em ambos, a produção de oxitocina, a chamada “hormona do amor”. No entanto, agora sabe-se que isso deve-se ao músculo extra, desenvolvido pela espécie, perto dos olhos, que possibilita, através das suas sobrancelhas, que tenham expressões faciais semelhantes às humanas e assim apelem às nossas emoções.

Este músculo faz com que os olhos “pareçam maiores, mais infantis e também se assemelhem ao movimento que os humanos produzem quando estão tristes”, por isso, “quando os cães fazem o movimento, isso parece suscitar um forte desejo nos humanos para cuidar deles”, lê-se no relatório do estudo. Para além disso, o músculo “também pode desempenhar um papel durante as interações comunicativas entre cães e humanos”. Os humanos tendem a prestar atenção às áreas faciais superiores enquanto comunicam com os outros, e os cães podem estar a responder a essa dinâmica de interação.

Saiba mais aqui.

24 Julho 2019
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Universidade de Aveiro inaugura o BIOMEDIC Lab

No próximo dia 18 de junho, às 17h30, será inaugurado o BIOMEDIC Lab, um novo laboratório de ensino, experimentação e criatividade dedicado ao ensino e à prática inovadora da Engenharia Biomédica na Universidade de Aveiro (UA).

Ler mais 17 Junho 2025
Atualidade

Novo Consenso WSPOS 2025 sobre Miopia

As Declarações de Consenso da WSPOS são Declarações sobre tópicos pertinentes à oftalmologia pediátrica e ao estrabismo, elaboradas pelos membros do Bureau Executivo e Científico da WSPOS. Todas as Sociedades Membro e os Países Capitulares da WSPOS concordam com essas declarações.

Ler mais 6 Junho 2025
Atualidade