“Olhos de cachorrinho” são resultado da evolução da espécie

Imagem da notícia: “Olhos de cachorrinho” são resultado da evolução da espécie

Um estudo publicado na revista Procedimentos da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América concluiu que a capacidade dos cães fazerem expressões faciais apelativas ao ser humano é um resultado da evolução da espécie.

De acordo com artigo publicado na revista Visão, cientistas japoneses conseguiram provar em 2015 que a troca de olhares entre os cães e os donos estimulam, em ambos, a produção de oxitocina, a chamada “hormona do amor”. No entanto, agora sabe-se que isso deve-se ao músculo extra, desenvolvido pela espécie, perto dos olhos, que possibilita, através das suas sobrancelhas, que tenham expressões faciais semelhantes às humanas e assim apelem às nossas emoções.

Este músculo faz com que os olhos “pareçam maiores, mais infantis e também se assemelhem ao movimento que os humanos produzem quando estão tristes”, por isso, “quando os cães fazem o movimento, isso parece suscitar um forte desejo nos humanos para cuidar deles”, lê-se no relatório do estudo. Para além disso, o músculo “também pode desempenhar um papel durante as interações comunicativas entre cães e humanos”. Os humanos tendem a prestar atenção às áreas faciais superiores enquanto comunicam com os outros, e os cães podem estar a responder a essa dinâmica de interação.

Saiba mais aqui.

24 Julho 2019
Atualidade

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Novartis Portugal tem novo country president

Mourad Aboubakr é o novo presidente da Novartis Portugal. Há 15 anos na Novartis, Mourad tem uma vasta experiência no mercado farmacêutico, tendo assumido várias posições comerciais e na área de acesso a nível europeu e internacional, onde liderou equipas com culturas muito diversas.

Ler mais 24 Janeiro 2025
Atualidade

Francisco Ambrósio ganha Bolsa Charneco da Costa

Francisco Ambrósio, investigador coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra recebeu a Bolsa Charneco da Costa - Investigação Fundamental em Diabetologia, atribuída pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), no âmbito das Bolsas e Prémios SPD 2024.

Ler mais 22 Janeiro 2025
Atualidade

“As Quartas da SPO” voltam a 29 de janeiro

“As Quartas da SPO” sob o tema "Cirurgia de Catarata em Doente com Patologia Corneana", vai para o "ar" pelas 21h30, num webinar organizado pelo Grupo Português de Sup. Ocular, Córnea e Contactologia.

Ler mais 15 Janeiro 2025
Atualidade