Médicos juntam-se na UMinho para aprender cirurgia robótica

Imagem da notícia: Médicos juntam-se na UMinho para aprender cirurgia robótica

Com a presença do robot da Vinci, a Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho) e o ICVS receberam médicos interessados no futuro da medicina. É o primeiro curso de cirurgia robótica em Portugal.

Segundo informação da UMinho, o robot da Vinci, um produto de demonstração cedido pela empresa espanhola Excelencia Robótica, traz a capacidade de aposta na formação avançada e de competência técnica que a Universidade do Minho pretende ter. Através deste curso e da utilização deste robot, os cirurgiões e futuros cirurgiões contactaram com uma nova realidade – mais precisa e tecnológica. 

Carlos Vaz, pioneiro deste tipo de cirurgia em Portugal, destaca a precisão e a capacidade deste tipo de aparelhos nas cirurgias minimamente invasivas, dotando o cirurgião de maior eficácia. “Há muitas operações que os cirurgiões não conseguem fazer, porque são muito exigentes e tecnicamente muito difíceis. Ora, muitas destas operações, agora havendo robótica, já são possíveis. Os robots são mais precisos e facilitam a vida do cirurgião”, explica, aludindo às vantagens técnicas e mecânicas. 

Saiba mais aqui.

12 Setembro 2019
Oftalmologia

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

Oftalmoscopia Indireta Binocular em destaque

No próximo dia 24 de novembro, pelas 21h00, os oftalmologistas Cláudia Bacalhau e David Martins vão abordar o tema “Oftalmoscopia indireta binocular na prática clínica diária”.

Ler mais 23 Novembro 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia

Fernando Faria Correia distinguido no congresso da AAO

O oftalmologista português recebeu o prémio “Waring Memorial Award for a Young Ophthalmologist”, que reconhece um membro que no início da sua carreira demonstrou um compromisso com a divulgação do conhecimento e a prática da cirurgia refrativa.

Ler mais 22 Novembro 2021
AtualidadeOftalmologia