Hoje é Dia de Santa Luzia, padroeira dos oftalmologistas

Imagem da notícia: Hoje é Dia de Santa Luzia, padroeira dos oftalmologistas

Santa Luzia é o nome popular de Santa Lúcia de Siracusa, uma santa mártir e virgem nascida no ano de 283 e falecida a 13 de dezembro de 304, na Siracusa.

A história de Santa Luzia está repleta de devoção e de sofrimento. Perdendo o pai ainda em criança e tendo a mãe doente, Luzia dedicou a sua vida a Cristo e deu todos os bens da sua família aos necessitados. Um abastado jovem pagão, por ela apaixonado, denunciou a sua fé ao imperador, acabando a santa por sofrer martírios por recusar negar a sua crença.

A santa foi atirada ao fogo, mas saiu dele sem marcas. Um soldado tirou-lhe os olhos e entregou-os num prato à santa, mas milagrosamente nasceram novos olhos no seu rosto, ainda mais belos. Após os vários martírios falhados, a santa foi degolada, a 13 de dezembro de 304. 

Santa Luzia é assim a santa da visão, a padroeira dos oftalmologistas e das pessoas com problemas visuais.

Saiba mais aqui.

13 Dezembro 2019
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Boas férias

A equipa da OftalPro deseja aos seus queridos leitores um verão repleto de sol, descanso e tranquilidade. Aproveitamos para informar que a redação estará encerrada entre os dias 1 e 16 de agosto de 2020.

Ler mais 31 Julho 2020
Atualidade

Biossensores descartáveis para deteção precoce do Alzheimer

Investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) estão a desenvolver, no âmbito de um projeto transfronteiriço, biossensores descartáveis que, através da identificação de potenciais biomarcadores associados ao Alzheimer, visam detetar precocemente a doença.

Ler mais 30 Julho 2020
Atualidade