Hoje é Dia de Santa Luzia, padroeira dos oftalmologistas

Imagem da notícia: Hoje é Dia de Santa Luzia, padroeira dos oftalmologistas

Santa Luzia é o nome popular de Santa Lúcia de Siracusa, uma santa mártir e virgem nascida no ano de 283 e falecida a 13 de dezembro de 304, na Siracusa.

A história de Santa Luzia está repleta de devoção e de sofrimento. Perdendo o pai ainda em criança e tendo a mãe doente, Luzia dedicou a sua vida a Cristo e deu todos os bens da sua família aos necessitados. Um abastado jovem pagão, por ela apaixonado, denunciou a sua fé ao imperador, acabando a santa por sofrer martírios por recusar negar a sua crença.

A santa foi atirada ao fogo, mas saiu dele sem marcas. Um soldado tirou-lhe os olhos e entregou-os num prato à santa, mas milagrosamente nasceram novos olhos no seu rosto, ainda mais belos. Após os vários martírios falhados, a santa foi degolada, a 13 de dezembro de 304. 

Santa Luzia é assim a santa da visão, a padroeira dos oftalmologistas e das pessoas com problemas visuais.

Saiba mais aqui.

13 Dezembro 2019
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Mais literacia em saúde com o projeto “A Saúde no Saber”

A Ciência Viva - Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do concurso “Comunicar Saúde”, que visa promover a literacia em saúde em Portugal, atribuiu 20 mil euros ao projeto “A Saúde no Saber”, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade