Oftalmologista Sofia Travassos fala sobre cansaço visual

Imagem da notícia: Oftalmologista Sofia Travassos fala sobre cansaço visual

Conversar é o melhor Remédio – Médicos na Exposição, ciclo de conversas com médicos promovido pelo Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra em parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra, apresentou a 19 de outubro mais uma sessão. Ao longo de uma hora, a médica oftalmologista Sofia Travassos esteve à conversa a partir de uma pergunta que, de alguma forma, todos já fizemos: os olhos também se cansam?

Se o ritmo da nossa vida passou a ser tão acelerado, será de esperar que os nossos órgãos estejam também sujeitos a um maior stress. O cansaço visual pode advir de múltiplas causas, algumas mais frequentes, como a síndrome do olho seco e problemas de acomodação, mas também pode resultar de erros refrativos, desequilíbrios musculares, insuficiências de convergência, cicatrizes de traumatismos, infeções prévias ou doenças degenerativas. A oftalmologia tenta desvendar a causa principal das queixas do cansaço visual, rastreando as diferentes estruturas oculares, para depois ajudar a ultrapassar os sintomas. Exatamente o que a médica Sofia Travassos partilhou nesta sessão.

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Sofia Travassos realizou o internato complementar de Oftalmologia nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Tem como área de interesse a retina médico-cirúrgica. Foi assistente de Farmacologia e Terapêutica Experimental na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e realizou o mestrado integrado em Medicina, na área de Farmacologia. É membro da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia .

16 Dezembro 2019
Oftalmologia

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Covid-19: oftalmologistas precisam de vigiar manifestações oculares

No final de março, foi publicado na JAMA Ophthalmology o primeiro relatório sobre 12 casos de conjuntivite em 38 pacientes hospitalizados com Covid-19 na província de Hubei, na China. Essas descobertas foram cruciais para espalhar o alarme sobre uma possível infeção por SARS-CoV-2 através do olho e a necessidade de proteger os profissionais de saúde visual.

Ler mais 16 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia