Oftalmologista Sofia Travassos fala sobre cansaço visual
Conversar é o melhor Remédio – Médicos na Exposição, ciclo de conversas com médicos promovido pelo Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra em parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra, apresentou a 19 de outubro mais uma sessão. Ao longo de uma hora, a médica oftalmologista Sofia Travassos esteve à conversa a partir de uma pergunta que, de alguma forma, todos já fizemos: os olhos também se cansam?
Se o ritmo da nossa vida passou a ser tão acelerado, será de esperar que os nossos órgãos estejam também sujeitos a um maior stress. O cansaço visual pode advir de múltiplas causas, algumas mais frequentes, como a síndrome do olho seco e problemas de acomodação, mas também pode resultar de erros refrativos, desequilíbrios musculares, insuficiências de convergência, cicatrizes de traumatismos, infeções prévias ou doenças degenerativas. A oftalmologia tenta desvendar a causa principal das queixas do cansaço visual, rastreando as diferentes estruturas oculares, para depois ajudar a ultrapassar os sintomas. Exatamente o que a médica Sofia Travassos partilhou nesta sessão.
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Sofia Travassos realizou o internato complementar de Oftalmologia nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Tem como área de interesse a retina médico-cirúrgica. Foi assistente de Farmacologia e Terapêutica Experimental na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e realizou o mestrado integrado em Medicina, na área de Farmacologia. É membro da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia .
16 Dezembro 2019
Oftalmologia