Oftalmologista Sofia Travassos fala sobre cansaço visual

Imagem da notícia: Oftalmologista Sofia Travassos fala sobre cansaço visual

Conversar é o melhor Remédio – Médicos na Exposição, ciclo de conversas com médicos promovido pelo Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra em parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra, apresentou a 19 de outubro mais uma sessão. Ao longo de uma hora, a médica oftalmologista Sofia Travassos esteve à conversa a partir de uma pergunta que, de alguma forma, todos já fizemos: os olhos também se cansam?

Se o ritmo da nossa vida passou a ser tão acelerado, será de esperar que os nossos órgãos estejam também sujeitos a um maior stress. O cansaço visual pode advir de múltiplas causas, algumas mais frequentes, como a síndrome do olho seco e problemas de acomodação, mas também pode resultar de erros refrativos, desequilíbrios musculares, insuficiências de convergência, cicatrizes de traumatismos, infeções prévias ou doenças degenerativas. A oftalmologia tenta desvendar a causa principal das queixas do cansaço visual, rastreando as diferentes estruturas oculares, para depois ajudar a ultrapassar os sintomas. Exatamente o que a médica Sofia Travassos partilhou nesta sessão.

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Sofia Travassos realizou o internato complementar de Oftalmologia nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Tem como área de interesse a retina médico-cirúrgica. Foi assistente de Farmacologia e Terapêutica Experimental na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e realizou o mestrado integrado em Medicina, na área de Farmacologia. É membro da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia .

16 Dezembro 2019
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Córnea sintética ajuda cego a voltar a ver

Um homem de 78 anos estava dado como legalmente cego e recuperou a visão, sendo capaz de reconhecer familiares e ver números num quadro. O feito só foi possível devido ao implante da córnea sintética desenvolvida pela CorNeat que pode ser colocado diretamente no olho para substituir córneas danificadas, sem necessidade de tecido humano.

Ler mais 21 Janeiro 2021
Oftalmologia

Já conhece a nova equipa da SPO Jovem?

Fique a conhecer os rostos da nova equipa da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) Jovem. "Aceitamos com motivação o desafio de continuar a relação de proximidade, criada nos anos anteriores, entre internos, jovens especialistas e todos os oftalmologistas portugueses", afirmam.

Ler mais 18 Janeiro 2021
Oftalmologia