Tactile Pro, o tablet com ecrã tátil para invisuais

Imagem da notícia: Tactile Pro, o tablet com ecrã tátil para invisuais

O Tactile Pro é um equipamento inovador, intuitivo e de fácil utilização que permite a quem tem deficiência visual aceder às informações a partir da tecnologia.

O tablet, da empresa PCT, é composto por um teclado e ecrã de braille que se liga, via Bluetooth, a outros equipamentos inteligentes. O ecrã tem output multinível com um tempo de resposta de apenas 0,3 segundos. Este será, por exemplo, o tempo que demora a abrir uma página na Internet.

O sistema funciona com Android, estando capacitado para transformar as informações das páginas da Internet em áudio, braille e também braille em imagens.

Este é o primeiro tablet do mundo para invisuais e, por isso, foi galardoado com o Prémio Inovação na CES 2020.

Saiba mais aqui.

15 Janeiro 2020
Lentes e Equipamentos

`

Notícias relacionadas

Um ponto final na progressão da miopia? MiYOSMART iQ diz que sim

Os resultados, apresentados durante a Reunião Anual ARVO 2026, em Denver, representam os níveis mais elevados de eficácia no controlo da miopia alguma vez reportados em crianças que utilizam lentes oftálmicas baseadas na Tecnologia Defocus Incorporated Multiple Segments (D.I.M.S.).

Ler mais 8 Maio 2026
Lentes e Equipamentos

Óculos com IA prometem autonomia a pessoas cegas

Apresentados na feira tecnológica CES 2026 em Las Vegas, óculos equipados com inteligência artificial capazes de replicar as funções básicas de um cão-guia estão a atrair atenção internacional.

Ler mais 16 Janeiro 2026
Lentes e Equipamentos

Shamir Portugal celebra 25 anos

Fundada em 2000 em Vila do Conde, a Shamir Portugal destaca-se como uma referência no setor da visão português com mais de 38 milhões de lentes produzidas até agora e uma produção diária atual de 11 mil lentes.

Ler mais 4 Dezembro 2025
Lentes e Equipamentos