Coimbra acolhe Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento

Imagem da notícia: Coimbra acolhe Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento

Portugal é um dos países mais envelhecidos do mundo com uma das maiores incidências de doenças crónicas associadas ao envelhecimento, como cancro, diabetes ou doenças cardiovasculares, responsáveis pela deterioração da qualidade de vida do idoso.

O projeto MIA-Portugal (Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento) tem como objetivo construir o primeiro centro de referência no sul da Europa, focado no estudo dos processos biológicos do envelhecimento para promover e sustentar o envelhecimento saudável e ativo.

Lançado pela Universidade de Coimbra (UC), em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Instituto Pedro Nunes, o novo MIA-Portugal será um projeto pioneiro a nível nacional na área da investigação do envelhecimento.

O MIA-Portugal é financiado pela União Europeia com comparticipação da Universidade de Coimbra e da CCDRC num montante total de 49 milhões de euros, dos quais 15 milhões são investimento direto do programa Teaming da EU.

21 Janeiro 2020
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Faleceu o oftalmologista José Cunha‑Vaz

O médico oftalmologista José Cunha‑Vaz, referência internacional na investigação em retinopatia diabética e fundador da AIBILI – Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, faleceu aos 88 anos, esta quarta‑feira, 21 de janeiro de 2026. Queremos expressar os mais sinceros sentimentos para toda a família e amigos!

Ler mais 22 Janeiro 2026
Atualidade

AIBILI anuncia nova nomeação de CEO

Daniel Sanches Fernandes é o novo dretor executivo, sucedendo a Cecilia Martinho e consolidando a "sua liderança dedicada e contribuições significativas para a instituição".

Ler mais 6 Janeiro 2026
Atualidade

Boas Festas e um excelente 2026!

A equipa OftalPro deseja a todos os seus leitores, parceiros e anunciantes um Feliz Natal e um próspero Ano Novo de 2026, repleto de saúde, sucesso e novas oportunidades.

Ler mais 23 Dezembro 2025
Atualidade