“Modernizar e defender a atividade do oftalmologista”

Imagem da notícia: “Modernizar e defender a atividade do oftalmologista”

“Modernizar, incentivar a promoção da atividade científica e, acima de tudo, defender a atividade do oftalmologista” são palavras de Fernando Falcão Reis, presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), perante os desafios atuais da sociedade científica e da especialidade em si. Em entrevista publicada no portal Médico News, Falcão Reis fala da COESO, um projeto que, estando em fase de implementação, pretende “fazer frente aos vários problemas”.

As listas de espera de uma consulta ou uma cirurgia em oftalmologia no Serviço Nacional de Saúde (SNS) são longas. A juntar a isto, o presidente da SPO, alerta para a crescente “pressão” que se tem assistido para incluir a classe dos técnicos optometristas na prestação de cuidados de saúde.

Para fazer face aos vários problemas, o especialista apresenta a Associação Consultórios de Especialistas de Oftalmologia (COESO), uma rede de consultórios de cobertura nacional que permite garantir “que todos os utentes tenham acesso a um oftalmologista a partir da aplicação móvel da rede e, assim, ter acesso ao consultório que lhe está mais próximo”.

A rede, que se encontra em fase de implementação, pretende responder a várias necessidades, tal como a “penetração dos optometristas numa área de trabalho que é de competência exclusiva dos oftalmologistas” e, por isso, “não têm competências para substituir o médico oftalmologista”.

Saiba mais aqui.

27 Fevereiro 2020
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Programa Vision as Needed na Damaia

A OneSight EssilorLuxottica Foundation e a Cáritas Portuguesa dão continuidade ao Programa “Vision as Needed”, desta vez em Lisboa. Na passada sexta-feira (21 junho), pelas 10h30, na Cáritas Paroquial da Damaia decorreram ações de rastreio, seguindo-se, no dia 27, as consultas para os que evidenciarem necessidade de óculos.

Ler mais 24 Junho 2024
Oftalmologia