“Escolher oftalmologia é escolher uma especialidade fabulosa”

Imagem da notícia: “Escolher oftalmologia é escolher uma especialidade fabulosa”

Nasceu a 23 de fevereiro de 1967, na Guarda. Foi viver para Mangualde, no distrito de Viseu, com apenas três anos e, depois de se licenciar na “cidade dos estudantes”, o seu percurso profissional passou essencialmente por Coimbra, Aveiro e Figueira da Foz. É o diretor, desde 2006, do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga. Falamos de Manuel Mariano, médico oftalmologista que se dedica apaixonadamente à oftalmologia, dando particular ênfase à área cirúrgica, e que acredita num futuro risonho para a especialidade que abraçou há 25 anos.

“Dentro da oftalmologia, a cirurgia é aquilo que eu mais gosto de fazer. Como é evidente, gosto também da parte médica, mas a área cirúrgica é a que mais me fascina. Em relação aos colegas mais novos, posso dizer-lhes que escolheram uma especialidade fabulosa. Aconselho a que aproveitem bem o internato, para terem a melhor formação possível, e que não desistam. O desenvolvimento tecnológico nesta área, e não só, é entusiasmante, cria em nós mais e melhores desafios, que os jovens especialistas devem aproveitar, pois isso permite que os nossos utentes estejam a ser cada vez mais bem tratados. E ver a satisfação dos nossos doentes é o que nos move todos os dias, para fazer cada vez mais e melhor no futuro”.

Entrevista completa na OftalPro 51.

11 Janeiro 2021
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“Temos a missão de simplificar a saúde”

A DocBay surge em 2023, numa ideia que nasce da necessidade de trazer "software moderno para simplificar a área da saúde, marcada por complexidade, tanto na experiência de acesso à saúde para o paciente como no trabalho do médico".

Ler mais 18 Abril 2024
Entrevistas

“A minha vida mudou drasticamente. Tive de aprender a ver com novos olhos”

Diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos, o mundo de Tarris Marie é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos nas artes, como a escrita ou o teatro. O livro de estreia, Blaque Pearle, é o rosto de uma criadora artística que usa “fragmentos da vida, imaginação e experiências para contar histórias”. 

Ler mais 28 Março 2024
Entrevistas