“Escolher oftalmologia é escolher uma especialidade fabulosa”

Imagem da notícia: “Escolher oftalmologia é escolher uma especialidade fabulosa”

Nasceu a 23 de fevereiro de 1967, na Guarda. Foi viver para Mangualde, no distrito de Viseu, com apenas três anos e, depois de se licenciar na “cidade dos estudantes”, o seu percurso profissional passou essencialmente por Coimbra, Aveiro e Figueira da Foz. É o diretor, desde 2006, do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga. Falamos de Manuel Mariano, médico oftalmologista que se dedica apaixonadamente à oftalmologia, dando particular ênfase à área cirúrgica, e que acredita num futuro risonho para a especialidade que abraçou há 25 anos.

“Dentro da oftalmologia, a cirurgia é aquilo que eu mais gosto de fazer. Como é evidente, gosto também da parte médica, mas a área cirúrgica é a que mais me fascina. Em relação aos colegas mais novos, posso dizer-lhes que escolheram uma especialidade fabulosa. Aconselho a que aproveitem bem o internato, para terem a melhor formação possível, e que não desistam. O desenvolvimento tecnológico nesta área, e não só, é entusiasmante, cria em nós mais e melhores desafios, que os jovens especialistas devem aproveitar, pois isso permite que os nossos utentes estejam a ser cada vez mais bem tratados. E ver a satisfação dos nossos doentes é o que nos move todos os dias, para fazer cada vez mais e melhor no futuro”.

Entrevista completa na OftalPro 51.

11 Janeiro 2021
Entrevistas

PUBLICIDADE
MIDO
`

Notícias relacionadas

“As jornadas foram um enorme sucesso”

As XXXIV Jornadas Internacionais de Oftalmologia, organizadas pelo Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário Santo António (CHUdSA) e presididas por Pedro Menéres, tiveram lugar no Hotel Sheraton Porto, entre os dias 26 e 27 de maio de 2023. Este ano, o tema do evento foi cirurgia refrativa e de catarata, “áreas em que Portugal e o Hospital de Santo António são muito fortes”, revela Pedro Menéres à OftalPro.  

Ler mais 21 Setembro 2023
Entrevistas

“A necessidade é a mãe da inovação”

Gabriel Morgado é um eterno “irrequieto”. Trabalha incansavelmente em prol da evolução da oftalmologia e procura constantemente as melhores soluções para ajudar os seus pacientes. Marcámos encontro no Instituto CUF, no Porto, para conhecermos a fundo a história deste médico oftalmologista de 42 anos.

Ler mais 18 Setembro 2023
Entrevistas