INSA estuda saúde mental em tempos de pandemia

Imagem da notícia: INSA estuda saúde mental em tempos de pandemia

Mais de seis mil respostas ao questionário desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em colaboração com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, permitiram avaliar as dimensões da saúde mental em duas amostras distintas: população em geral e profissionais de saúde.

O projeto, intitulado “Saúde mental em tempos de pandemia: SM-COVID19”, permitiu ao INSA elaborar um policy brief e um conjunto de recomendações, particularmente direcionadas para orientar os vários serviços na resposta aos problemas identificados.

No relatório, os autores sugerem a implementação de medidas efetivas de proteção e promoção da saúde mental e bem-estar psicológico e de mitigação do sofrimento psicológico que se verifica em diferentes contextos, como são o caso dos profissionais dos serviços de saúde, os cidadãos em isolamento ou quarentena, os infetados com SARS-CoV-2 e os doentes com Covid-19.

Bem-estar psicológico, ansiedade, depressão, perturbação de stress pós-traumático, burnout e resiliência foram as dimensões da saúde mental analisadas neste projeto. Foram também avaliados os impactos da pandemia na saúde mental e bem-estar dos profissionais de saúde e de outros profissionais que estão na primeira linha de combate da Covid-19.

Neste policy brief há ainda um alerta para a necessidade de reforço de toda a estrutura de saúde, desde os cuidados de saúde primários, passando pelos serviços de psiquiatria e saúde mental nos hospitais, pelos serviços de saúde pública e pelos cuidados prestados à comunidade, tanto no setor público, como no privado e social.

Saiba mais aqui.

9 Fevereiro 2021
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Webinar: “Medicina orofacial e oftalmologia”

É já amanhã (15 de abril) que decorre o XI Webinar gratuito, de Medicina orofacial e oftalmologia, um evento que conta com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar (APMDH) e do Núcleo de Formação e Investigação em Cirurgia, Implantologia e Reabilitação Oral.

Ler mais 14 Abril 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia