UOC fala sobre “Rejuvenescimento Periocular: o envelhecimento da zona dos olhos não tem de ser inevitável”
Foi no passado dia 9 de maio que a Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC) juntou três reputados oftalmologistas da unidade e uma convidada especial do Brasil para conversarem e responderem a perguntas sobre o tema “Rejuvenescimento Periocular: o envelhecimento da zona dos olhos não tem de ser inevitável”.
Joaquim Murta moderou a conversa e fez-se acompanhar de Guilherme Castela e Filipa Ponces, ambos da UOC e a convidada Ana Rosa Pimentel, especialista radicada em Belo Horizonte, Brasil.
O rejuvenescimento da região periorbitária (nas pálpebras e em redor dos olhos) é um procedimento cada vez mais procurado e que visa combater os sinais de envelhecimento do rosto. Entre os processos utilizados estão procedimentos cirúrgicos, como a blefaroplastia, mas também procedimentos menos invasivos, que envolvem técnicas não cirúrgicas e que podem ser realizadas em ambiente de consultório.
Apesar de ser uma área partilhada com outras especialidades médicas, o cirurgião oculoplástico dispõe de todas as condições para poder oferecer as melhores soluções estéticas, com todas as garantias médicas e oftalmológicas.
Durante a conversa foram colocadas algumas questões pelo moderador Joaquim Murta, mas também pelos participantes, via chat, a que os convidados responderam.
Algumas questões colocadas foram as seguintes:
- O que é uma blefaroplastia?
- Quando se realiza?
- Há uma idade específica para a sua realização?
- A blefaroplastia dá sintomas visuais?
- Como é o procedimento cirúrgico? Deixa cicatriz?
- Que tipo de anestesia é administrada?
- Faz-se ambulatório?
- Há alguma altura do ano para se realizar esta cirurgia?
- Em termos de hematomas e edemas, por quanto tempo persistem?
- Existe alguma relação entre olho seco e blefaroplastia?
- A blefaroplastia é considerada estética, ou tratamento eficaz em relação a queixas visuais?
No Facebook da UOC o vídeo da conversa, que está disponível desde dia 9 de maio, teve 166 interações (gostos e adoros), 132 comentários e 1,9 mil visualizações.
Para poder ver, ou rever esta conversa basta aceder aqui.
A equipa da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra deixou uma mensagem de agradecimento a todos os que participaram e assistiram ativamente nesta conversa e promete “voltar em breve, para mais uma sessão de esclarecimento”.
12 Maio 2021
Eventos e FormaçãoOftalmologia