Johnson & Johnson vê aprovadas lentes de contacto Orto-K

Imagem da notícia: Johnson & Johnson vê aprovadas lentes de contacto Orto-K

A Johnson & Johnson Vision, líder mundial em saúde ocular, viu ser aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), do Departamento de Sáude Americano, a lente de contacto terapêutica ACUVUE® Abiliti™ Overnight.

A Johnson & Johnson refere que “esta é a primeira e única lente de contacto Orto-K aprovada pela FDA para a gestão da miopia”. A ortoqueratologia é um tratamento que tem como objetivo “corrigir a miopia através do uso de lentes de contacto terapêuticas durante a noite”, tratamento que dispensa a o uso de lentes de contacto ou óculos durante o dia.

Estudos clínicos demonstraram que as lentes Orto-K “podem ser uma opção de tratamento segura e eficaz para gerir a miopia”. Estas lentes de contacto terapêuticas, são “especificamente concebidas para se ajustar ao olho, de forma a reconstruir temporariamente a córnea”, refere a Johnson & Johnson.

Segundo a marca americana “as lentes de contacto ACUVUE® Abiliti™ são otimizadas pela utilização de topografia da córnea, erro refrativo e outras medidas ligadas a um software de adaptação inovador”. O software utilizado “é uma ferramenta sofisticada e de fácil utilização que fornece uma medida precisa da forma da córnea, e guia com precisão o profissional de saúde ocular através do processo de adaptação para taxas de primeira adaptação consistentes e bem-sucedidas de aproximadamente 90%”.

“A prevalência da miopia nas crianças está a aumentar, e como optometristas estamos na linha da frente desta epidemia que pode ameaçar a visão das gerações futuras”, disse Moshe Mendelson, consultor da Johnson & Johnson Vision, Inc.

O estudo, que associou a idade de início de miopia, com risco de alta miopia na idade adulta aos 12 anos, mostra que a miopia é uma “doença crónica e progressiva, que representa a maior ameaça para a saúde dos olhos do século 21”. A investigação mostra que as crianças com “menos de 12 anos de idade que se tornam míopes são as mais vulneráveis ao desenvolvimento de uma miopia elevada e podem correr um risco acrescido de doenças oftalmológicas que ameaçam a visão mais tarde na vida”.

Um estudo publicado sobre a “prevalência global de miopia e alta miopia e tendências temporais de 2000 a 2050”, prevê que “metade da população mundial seja míope até 2050, esperando-se que “quase mil milhões de pessoas tenham uma miopia elevada”.

A FDA espera que a utilização das lentes ACUVUE® Abiliti™ Overnight, da Johnson & Johnson vá “fornecer aos profissionais de saúde ocular e, aos pais, mais opções para gerir a miopia”.

31 Maio 2021
AtualidadeLentes e equipamentosOftalmologia

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Leadership Online Series aponta a 3.ª sessão

A terceira sessão do evento acontece na próxima sexta-feira, 18 de junho e vai contar com a participação de Michael Brennan, Tamara Fountain, José Beniz, Maria Frazão e Wanjiku Mathenge.

Ler mais 16 Junho 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia