Mundo A Sorrir aposta na capacitação em saúde oral e oftalmologia na Guiné-Bissau

Imagem da notícia: Mundo A Sorrir aposta na capacitação em saúde oral e oftalmologia na Guiné-Bissau

“Saúde A Sorrir: Educação para a Saúde” é o nome do projeto de cooperação da Mundo A Sorrir com a população da Guiné-Bissau, que pretende contribuir para o fortalecimento institucional do sistema de saúde e para a melhoria da saúde pública e oral. O projeto é financiado pela Direção Geral da Saúde e International College of Dentists.

A iniciativa intervém no âmbito da educação em saúde na região de Bissau e dirige-se às populações mais vulneráveis socioeconomicamente, nomeadamente à comunidade escolar, estudantes universitários e profissionais de saúde.

A falta de recursos humanos no setor da saúde é um dos maiores desafios que o país enfrenta na prestação de cuidados à população. Apesar dos investimentos realizados para aumentar o número de profissionais de saúde, este não se traduziu num aumento de médicos especialistas, que por falta de ofertas de formação e remuneração adequada, migram para outros países e acabam por não voltar.

O projeto “Saúde A Sorrir: Educação para a Saúde” pretende ampliar a oferta de formação nas áreas da saúde oral, psiquiatria e oftalmologia, de forma a colmatar as dificuldades enfrentadas e possibilitar o desenvolvimento de áreas de saúde pouco desenvolvidas no país.

A intervenção do projeto divide-se em três eixos estratégicos, nomeadamente a capacitação dirigida à comunidade escolar focada na sensibilização para a saúde oral e outras vertentes da saúde; a capacitação direcionada aos estudantes universitários que visa aumentar a oferta e a qualificação dos profissionais e estudantes de saúde, através do desenvolvimento de módulos específicos em saúde oral, psiquiatria e oftalmologia.

E, por último, a capacitação desenvolvida para os profissionais de saúde do país cujo objetivo passa pelo apoio aos profissionais de saúde oral do país, contemplando o ensino de boas práticas de prevenção em saúde oral de forma a garantir que estes possam desenvolver esta temática na comunidade onde estão inseridos.

O projeto “Saúde A Sorrir: Educação para a Saúde” está a ser implementado em estreita parceria com os atores locais, sendo eles o Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau, a Universidade Piaget, o Hospital Nacional Simão Mendes, o Instituto Nacional de Saúde Pública da Guiné-Bissau, a Missão Semide e a ONG Pronto Socorro.

23 Junho 2021
AtualidadeOftalmologia

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

Programa PECIR disponibiliza formação online

Em associação com o CIRP, o PECIR é um “programa de formação em córnea e cirurgia implanto-refrativa” que tem por “base teórica um conjunto de temas que estão disponíveis numa plataforma on-line”. O conteúdo é disponibilizado online pela SPO Jovem.

Ler mais 17 Setembro 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia