Xantelasmas: conheça os sintomas, causas e tratamentos

Imagem da notícia: Xantelasmas: conheça os sintomas, causas e tratamentos

Os xantelasmas são “lesões planas ou ligeiramente sobrelevadas, branco-amareladas, que se desenvolvem na pele em região palpebral”. Estes tipos de lesões são “frequentemente simétricas”, desenvolvendo-se por norma na “mesma região em ambos os olhos”.

Segundo a publicação, os sintomas relacionados com esta condição começam geralmente “no canto interno da pálpebra, aumentando gradualmente de tamanho, podendo tornar-se bastante inestéticas”.

As mulheres costumam ser as mais afetadas por estas lesões nas pálpebras, em especial, as que estão na fase da menopausa. De forma a avaliar a condição, o médico “solicita exames para ver se os níveis hormonais, do colesterol ou dos triglicerídeos estão altos”, já que, em geral, as “causas do xantelasma estão relacionadas com o colesterol”.

O artigo refere ainda que o tratamento passa pela “remoção cirúrgica”, contudo é “habitual deixar uma pequena cicatriz na pele”, com a “possibilidade de os xantelasmas voltarem a surgir no mesmo local, mesmo após sua remoção”.

A publicação considera ser de “extrema relevância avaliar o tamanho do xantelasma e sua localização para avaliar os riscos”. De forma a “evitar” os riscos, o “diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais”.

Inaugurada em 2011, a Clínica Oftalmológica Dr. Rui Avelino Resende, com sede em Ovar, é uma instituição particular, dedicando-se “exclusivamente à prestação de cuidados médicos e cirúrgicos de oftalmologia”, no âmbito da “medicina privada, seguros, subvenções do estado e acordos com diversas instituições”.

1 Julho 2021
AtualidadeCuriosidadeOftalmologia

PUBLICIDADE
MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

Colóquios de Oftalmologia 2022 decorrem em fevereiro

Os Colóquios de Oftalmologia 2022 realizam-se a 4 e 5 de fevereiro no Hotel Marriott, em Lisboa. O evento irá proporcionar palestras sobre atualidade em retina e implanto-refrativa, sustentabilidade e gestão, sociedade civil: glaucoma pediátrico.

Ler mais 12 Janeiro 2022
AtualidadeEventos e Formação

Janeiro, mês da consciencialização do glaucoma

A Prevent Blindness, uma organização sem fins lucrativos de saúde e segurança ocular, de Chicago, declarou janeiro como o mês da consciencialização do glaucoma. O objetivo é oferecer “uma variedade de recursos educacionais e de consciencialização gratuitos para ajudar a prevenir a perda desnecessária da visão”.

Ler mais 11 Janeiro 2022
AtualidadeOftalmologia