Xantelasmas: conheça os sintomas, causas e tratamentos

Imagem da notícia: Xantelasmas: conheça os sintomas, causas e tratamentos

Os xantelasmas são “lesões planas ou ligeiramente sobrelevadas, branco-amareladas, que se desenvolvem na pele em região palpebral”. Estes tipos de lesões são “frequentemente simétricas”, desenvolvendo-se por norma na “mesma região em ambos os olhos”.

Segundo a publicação, os sintomas relacionados com esta condição começam geralmente “no canto interno da pálpebra, aumentando gradualmente de tamanho, podendo tornar-se bastante inestéticas”.

As mulheres costumam ser as mais afetadas por estas lesões nas pálpebras, em especial, as que estão na fase da menopausa. De forma a avaliar a condição, o médico “solicita exames para ver se os níveis hormonais, do colesterol ou dos triglicerídeos estão altos”, já que, em geral, as “causas do xantelasma estão relacionadas com o colesterol”.

O artigo refere ainda que o tratamento passa pela “remoção cirúrgica”, contudo é “habitual deixar uma pequena cicatriz na pele”, com a “possibilidade de os xantelasmas voltarem a surgir no mesmo local, mesmo após sua remoção”.

A publicação considera ser de “extrema relevância avaliar o tamanho do xantelasma e sua localização para avaliar os riscos”. De forma a “evitar” os riscos, o “diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais”.

Inaugurada em 2011, a Clínica Oftalmológica Dr. Rui Avelino Resende, com sede em Ovar, é uma instituição particular, dedicando-se “exclusivamente à prestação de cuidados médicos e cirúrgicos de oftalmologia”, no âmbito da “medicina privada, seguros, subvenções do estado e acordos com diversas instituições”.

1 Julho 2021
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Shamir é main sponsor da Corrida Portucale 2024

A nova edição da prova percorrerá a zona ribeirinha da cidade do Porto para celebrar o desporto, a saúde e a comunidade. O evento, organizado pelo Centro de Atletismo do Porto (CAP) terá lugar a 14 de julho.

Ler mais 23 Abril 2024
Atualidade

50 anos de Ricardo

Hoje é um dia especial, pois o diretor da OftalPro celebra 50 primaveras. Muitos parabéns, que seja um aniversário maravilhoso!

Ler mais 20 Abril 2024
Atualidade