Equipa de I&D da Alcon distinguida com Prémio Indústria

Imagem da notícia: Equipa de I&D da Alcon distinguida com Prémio Indústria

A equipa de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Alcon foi premiada pela British Contact Lens Association pela sua notável contribuição para a indústria das lentes de contacto. O reconhecimento ocorreu durante a cerimónia de entrega dos prémios 2021 BCLA e os membros da equipa de Investigação e Desenvolvimento da Alcon, Erich Bauman e John Pruitt foram destacados pela conceção e desenvolvimento da tecnologia Gradiente Aquoso. Esta tecnologia está particularmente presente nas lentes de contacto DAILIES® TOTAL1®, que também foram reconhecidas com o Prémio da Indústria 2021.

“Mais de 100 cientistas, engenheiros e clínicos trabalharam em estreita colaboração ao longo de 10 anos para ultrapassar dezenas de desafios técnicos complexos. Este trabalho resultou em mais de 100 patentes durante o desenvolvimento da tecnologia Gradiente Aquoso, que está a aproximar-se do seu 10º aniversário. Erich Bauman liderou o programa geral DAILIES® TOTAL1® que codesenvolveu a química e o novo processo de fabrico da tecnologia Gradiente Aquoso, enquanto o Dr. John Pruitt liderou a equipa que desenvolveu o núcleo separado e as químicas de superfície da mesma tecnologia”, explica a Alcon em comunicado.

A tecnologia Gradiente Aquoso tem representado uma evolução significativa em termos de conforto através da sua superfície de gel ultra-suave com elevado conteúdo em água, combinado com as vantagens da transmissibilidade ao oxigénio de um material rico em silicone. 1,2,3   Esta tecnologia tem feito a diferença para os profissionais da visão e para os seus pacientes, com nove em cada dez utilizadores das lentes de contacto DAILIES® TOTAL1® a afirmarem que estas são tão confortáveis que é como se não usassem nada. 4

Erich Bauman, senior director da área de Desenvolvimento da Vision Care, afirmou: “Esforçamo-nos continuamente por fomentar uma cultura de inovação dentro da nossa comunidade de I&D. Talvez o mais gratificante para a nossa equipa seja saber que um enorme número de utilizadores de lentes de contacto em todo o mundo acorda todos os dias, coloca um novo par de lentes DAILIES® TOTAL1®, e as suas vidas são melhores por isso. Sinto-me honrado por receber este prémio em nome da equipa que trabalhou tão apaixonadamente para lançar esta inovação para o mercado da visão”.

“Sinto-me extremamente honrado por ser reconhecido pela BCLA pela nossa tecnologia Gradiente Aquoso que ainda hoje continua a ser tão importante. Estou orgulhoso pelas nossas equipas de química e engenharia, que foram capazes de otimizar os materiais de superfície e do núcleo separadamente para conseguir tanto uma transmissibilidade ao oxigénio extremamente elevada como uma superfície com elevado conteúdo em água e ultra-suave. Estas características entram em conflito uma com a outra quando se tenta que combinem, e a equipa ultrapassou muitos obstáculos difíceis para alcançar o que em tempos foi considerado inalcançável”, disse John Pruitt, senior director da área de Investigação da Vision Care da Alcon.

Referências

1. Thekveli S, Qui Y, Kapoor Y, et al. Structure-property relationship of delefilcon A lenses. Cont Lens Anterior Eye. 2012;35(Supp 1):e14.

2. T, Nixon R, Dunn A, et al. Viscoelasticity and mesh-size at the surface of hydrogels characterized with microheology. Invest Ophthalmol Vis Sci. 2013;54:E-Abstracto 500.

3. Baseado nos valores de Dk e espessura fornecidos pelo fabricante publicados no Quarterly Soft Contact Lens Parameter Guide de Tyler, junho de 2020.

4. Perez-Gomez I, Giles T. Inquérito europeu aos utilizadores de lentes de contacto e aos profissionais da saúde ocular sobre o grau de satisfação com uma nova lente de contacto descartável diária com gradiente de água. Clinical Optometry. 2014;6:17-23.

8 Julho 2021
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

Programa PECIR disponibiliza formação online

Em associação com o CIRP, o PECIR é um “programa de formação em córnea e cirurgia implanto-refrativa” que tem por “base teórica um conjunto de temas que estão disponíveis numa plataforma on-line”. O conteúdo é disponibilizado online pela SPO Jovem.

Ler mais 17 Setembro 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia