UOC realiza duplo transplante de córnea e “devolve visão a doente praticamente cego”

Imagem da notícia: UOC realiza duplo transplante de córnea e “devolve visão a doente praticamente cego”

A Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC), através do professor Joaquim Murta, realizou um duplo transplante de córnea a um doente praticamente cego. O resultado foi positivo já que o doente “faz agora a vida normal”.

“Helder Cavaco estava praticamente cego e com dores acentuadas nos olhos. Depois de ter sido operado pelo Professor Joaquim Murta, na UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra, onde recebeu um duplo transplante de córnea, faz agora a vida normal”, noticia a UOC.

O Professor Joaquim Murta, coordenador da UOC, explica a gravidade da situação em que Helder Cavaco se encontrava quando recorreu à UOC: “O senhor Helder Cavaco apresentava uma descompensação acentuada da córnea com queratopatia bolhosa, que lhe provocava dores acentuadas, catarata e hipertensão intraocular em ambos os olhos. Estas situações aconteceram após a implantação de lentes intraoculares desajustadas, para correção da sua elevada miopia. Tinha uma visão muito reduzida em ambos os olhos”, pode ler-se no site da UOC.

O procedimento adotado, destaca o Professor Joaquim Murta, devolveu qualidade de vida ao doente: “Foi sujeito a um transplante lamelar posterior da córnea, a cirurgia de catarata e, felizmente, apresenta neste momento, dois meses e meio após a primeira cirurgia, uma visão útil que lhe permite ler e conduzir”.

Saiba mais aqui.

13 Agosto 2021
AtualidadeOftalmologia

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

Programa PECIR disponibiliza formação online

Em associação com o CIRP, o PECIR é um “programa de formação em córnea e cirurgia implanto-refrativa” que tem por “base teórica um conjunto de temas que estão disponíveis numa plataforma on-line”. O conteúdo é disponibilizado online pela SPO Jovem.

Ler mais 17 Setembro 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia