UOC realiza duplo transplante de córnea e “devolve visão a doente praticamente cego”

A Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC), através do professor Joaquim Murta, realizou um duplo transplante de córnea a um doente praticamente cego. O resultado foi positivo já que o doente “faz agora a vida normal”.
“Helder Cavaco estava praticamente cego e com dores acentuadas nos olhos. Depois de ter sido operado pelo Professor Joaquim Murta, na UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra, onde recebeu um duplo transplante de córnea, faz agora a vida normal”, noticia a UOC.
O Professor Joaquim Murta, coordenador da UOC, explica a gravidade da situação em que Helder Cavaco se encontrava quando recorreu à UOC: “O senhor Helder Cavaco apresentava uma descompensação acentuada da córnea com queratopatia bolhosa, que lhe provocava dores acentuadas, catarata e hipertensão intraocular em ambos os olhos. Estas situações aconteceram após a implantação de lentes intraoculares desajustadas, para correção da sua elevada miopia. Tinha uma visão muito reduzida em ambos os olhos”, pode ler-se no site da UOC.
O procedimento adotado, destaca o Professor Joaquim Murta, devolveu qualidade de vida ao doente: “Foi sujeito a um transplante lamelar posterior da córnea, a cirurgia de catarata e, felizmente, apresenta neste momento, dois meses e meio após a primeira cirurgia, uma visão útil que lhe permite ler e conduzir”.
Saiba mais aqui.
13 Agosto 2021
AtualidadeOftalmologia