Oftalmologista Orlando Alves da Silva dá curso SDP a fisioterapeutas

Imagem da notícia: Oftalmologista Orlando Alves da Silva dá curso SDP a fisioterapeutas

O oftalmologista Orlando Alves da Silva ministrou o curso Síndrome de Deficiência Postural (SDP), com início a 23 de outubro, em Lisboa. Através de um vídeo, o oftalmologista explicou porque é importante frequentar este curso.  

Orlando Alves da Silva explica que este curso ensina a identificar, diagnosticar e a tratar a Síndrome de Deficiência Postural, dentro da base de ação de cada profissional de saúde. No vídeo, dedicado aos fisioterapeutas, Orlando Silva esclarece:

“É evidente que o fisioterapeuta não vai receitar prismas, porque não é o fisioterapeuta que vai recitar os óculos, mas ele tem que saber quando é que o paciente precisa deles ou não. Ele tem de saber se está perante um SDP ou não. E isso sim, é ensinado no curso. Ele pode, pelo menos, sair daqui com a capacidade de orientar o doente para o centro onde vai ser tratado. O que é muito vantajoso, porque aí o doente passa a estar acompanhado, passa a estar orientado. E o trabalho do fisioterapeuta passa a ser muitíssimo mais útil. De outra forma, ele limita-se a fazer tratamentos que podem resolver, durante algum tempo. O objetivo é que o tratamento seja durável.”

Destinado a profissionais de saúde e educação, este curso tem como objetivos “aprender a identificar cada um dos sintomas não como uma doença isolada, mas como um sintoma da Síndrome de Deficiência Postural (SDP); conhecer as técnicas de diagnóstico diferencial; conhecer as técnicas de tratamento da SDP; integrar esta nova abordagem de tratamento em cada especialidade clínica.”

26 Outubro 2021
AtualidadeEventos e Formação

`

Notícias relacionadas

Indo integra grupo Rodenstock para “acelerar o seu crescimento”

Após vários anos de “crescimento sustentado e incremento de quota de mercado”, a Indo irá integrar-se no grupo Rodenstock para “impulsionar” o seu negócio. Estima-se que a transação fique completa no terceiro trimestre de 2022 e está sujeita à aprovação das habituais autoridades de concorrência.

Ler mais 20 Maio 2022
AtualidadeInstitucionalOftalmologia

APOR promove Petição Pública em defesa dos Ortoptistas

Num documento dirigido ao Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, a petição defende, entre outros pontos, “o direito a exercer a profissão sem penalização” e “o direito de escolha e acesso do cidadão beneficiário da ADSE a cuidados de saúde na área da visão prestados por Ortoptistas”.

Ler mais 17 Maio 2022
AtualidadeÓtica

Catarata: cirurgia pode diminuir risco de demência

De acordo com um estudo realizado nos EUA, e publicado no jornal científico JAMA Internal Medicine, da Associação Médica Americana, “indivíduos idosos com catarata que foram submetidos à cirurgia tiveram um risco menor de desenvolver demência”.

Ler mais 16 Maio 2022
AtualidadeOftalmologia