Oftalmologista Orlando Alves da Silva dá curso SDP a fisioterapeutas
O oftalmologista Orlando Alves da Silva ministrou o curso Síndrome de Deficiência Postural (SDP), com início a 23 de outubro, em Lisboa. Através de um vídeo, o oftalmologista explicou porque é importante frequentar este curso.
Orlando Alves da Silva explica que este curso ensina a identificar, diagnosticar e a tratar a Síndrome de Deficiência Postural, dentro da base de ação de cada profissional de saúde. No vídeo, dedicado aos fisioterapeutas, Orlando Silva esclarece:
“É evidente que o fisioterapeuta não vai receitar prismas, porque não é o fisioterapeuta que vai recitar os óculos, mas ele tem que saber quando é que o paciente precisa deles ou não. Ele tem de saber se está perante um SDP ou não. E isso sim, é ensinado no curso. Ele pode, pelo menos, sair daqui com a capacidade de orientar o doente para o centro onde vai ser tratado. O que é muito vantajoso, porque aí o doente passa a estar acompanhado, passa a estar orientado. E o trabalho do fisioterapeuta passa a ser muitíssimo mais útil. De outra forma, ele limita-se a fazer tratamentos que podem resolver, durante algum tempo. O objetivo é que o tratamento seja durável.”
Destinado a profissionais de saúde e educação, este curso tem como objetivos “aprender a identificar cada um dos sintomas não como uma doença isolada, mas como um sintoma da Síndrome de Deficiência Postural (SDP); conhecer as técnicas de diagnóstico diferencial; conhecer as técnicas de tratamento da SDP; integrar esta nova abordagem de tratamento em cada especialidade clínica.”
26 Outubro 2021
AtualidadeEventos e Formação