“Coçar os olhos pode provocar queratocone”

Imagem da notícia: “Coçar os olhos pode provocar queratocone”

Celebra-se esta quarta-feira (10) o Dia Mundial do Queratocone, uma doença dos olhos “ainda pouco conhecida da maioria das pessoas”, mas que, se “não for tratada atempadamente, pode provocar uma acentuada perda de visão”.

O alerta é da UOC- Unidade de Oftalmologia de Coimbra que recorda que o queratocone é uma “doença que leva à distorção em forma de cone da córnea. Atinge a população jovem e, por isso, precisa de ser tratada quanto antes”.

Com os primeiros sintomas a surgirem “normalmente na infância/adolescência ou início da vida adulta”, os mesmos têm tendência a “estabiliza na terceira década de vida”. A condição é “bilateral, frequentemente hereditária, pelo que pode deturpar a visão de ambos os olhos”.

“Se não for tratada atempadamente, e existem atualmente tratamentos que podem estabilizar e regularizar a córnea, evitando o transplante, a correção da visão, mesmo com óculos, pode ser impossível. A doença vai piorando com o tempo e, se nada for feito, pode levar a acentuada e grave baixa de visão”, sublinha Maria João Quadrado, Oftalmologista na UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra.

10 Novembro 2021
AtualidadeOftalmologia

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Cirurgia de catara mostra melhorias significativas

O Health Cluster Portugal acabou de publicar um novo relatório que revela que 91% dos doentes que foram submetidos a cirurgia de catarata reportaram melhorias em todas as dimensões da visão avaliadas e na qualidade de vida.

Ler mais 6 Dezembro 2024
Oftalmologia