“Coçar os olhos pode provocar queratocone”

Imagem da notícia: “Coçar os olhos pode provocar queratocone”

Celebra-se esta quarta-feira (10) o Dia Mundial do Queratocone, uma doença dos olhos “ainda pouco conhecida da maioria das pessoas”, mas que, se “não for tratada atempadamente, pode provocar uma acentuada perda de visão”.

O alerta é da UOC- Unidade de Oftalmologia de Coimbra que recorda que o queratocone é uma “doença que leva à distorção em forma de cone da córnea. Atinge a população jovem e, por isso, precisa de ser tratada quanto antes”.

Com os primeiros sintomas a surgirem “normalmente na infância/adolescência ou início da vida adulta”, os mesmos têm tendência a “estabiliza na terceira década de vida”. A condição é “bilateral, frequentemente hereditária, pelo que pode deturpar a visão de ambos os olhos”.

“Se não for tratada atempadamente, e existem atualmente tratamentos que podem estabilizar e regularizar a córnea, evitando o transplante, a correção da visão, mesmo com óculos, pode ser impossível. A doença vai piorando com o tempo e, se nada for feito, pode levar a acentuada e grave baixa de visão”, sublinha Maria João Quadrado, Oftalmologista na UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra.

10 Novembro 2021
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Indo integra grupo Rodenstock para “acelerar o seu crescimento”

Após vários anos de “crescimento sustentado e incremento de quota de mercado”, a Indo irá integrar-se no grupo Rodenstock para “impulsionar” o seu negócio. Estima-se que a transação fique completa no terceiro trimestre de 2022 e está sujeita à aprovação das habituais autoridades de concorrência.

Ler mais 20 Maio 2022
AtualidadeInstitucionalOftalmologia

A Importância da Miopia

Artigo técnico de Annegret Dahlmann-Noor, do Instituto Nacional de Investigação Médica Centro de Investigação Biomédica de Moorfields, Londres, Inglaterra.

Ler mais 19 Maio 2022
Oftalmologia

Optometron no 64º. Congresso da SPO

Com a incerteza provocada pela pandemia como pano de fundo, Leandro Pereira prefere não fazer projeções para 2022, acredita, contudo, que “2022 será um ano bom.

Ler mais 18 Maio 2022
Eventos e FormaçãoOftalmologia