Noctura 400 sleep mask na retinopatia diabética: Mais do que uma máscara?

Imagem da notícia: Noctura 400 sleep mask na retinopatia diabética:  Mais do que uma máscara?

Artigo da autoria de Margarida Brízido, médica oftalmologista no Hospital Beatriz Ângelo e João Nascimento, médico oftalmologista no Instituto de Retina de Lisboa.

A Noctura 400 (Figura 1) é uma máscara de uso noturno que se propõe como um tratamento inovador, não-farmacológico e não-invasivo, para as fases precoces da retinopatia diabética (RD). Emite uma luz verde através das pálpebras, com o objetivo de evitar a adaptação ao escuro e consequente aumento do consumo de oxigénio retiniano durante o sono.

Figura 1

A retina é um dos tecidos com maior consumo de oxigénio do corpo, decorrente do constante turnover nos fotorrecetores. O olho humano contém cerca de 7 milhões de cones e 130 milhões de bastonetes, pelo que o maior consumo de oxigénio resulta da atividade destes últimos, ocorrendo maioritariamente quando a retina está numa fase de adaptação ao escuro (os bastonetes duplicam o consumo de oxigénio nesta fase). Neste período, aumentam as necessidades de suprimento sanguíneo proveniente da coroide e da circulação retiniana interna que, na retinopatia diabética, se encontra comprometida, dificultando o adequado fornecimento de oxigénio aos bastonetes. Este desequilíbrio gera uma hipóxia relativa, que desencadeia a ativação da via do VEGF (Vascular Endothelial Growth Factor), contribuindo para a evolução da retinopatia. Ao reduzir ou abolir a fase de adaptação ao escuro, poderá reduzir-se a hipóxia retiniana e consequente a progressão da RD e suas complicações.

Figura 2

A Máscara

A máscara de sono Noctura 400 é constituída por um recobrimento de tecido, no interior do qual se adapta uma máscara de plástico contendo duas fontes de luz OLED (organic light-emitting diode), que emitem radiação com um comprimento de onda de 504 nm, permitindo uma ativação seletiva dos bastonetes (Figura 2). A máscara adapta-se à face do doente e deve ser utilizada todas as noites, tendo autonomia para um período máximo de 8 horas. A máscara permite um controlo da “compliance” da sua utilização (Figura 3).

Figura 3

Leia o artigo completo e fique a saber quais as Indicações e os Resultados da utilização da máscara na Revista OftalPro 56.

11 Abril 2022
AtualidadeOpinião

`

Notícias relacionadas

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na OftalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março 2024
Atualidade

Parabéns Carlos

Em dia aniversário, desafiámos o Carlos, account manager na OftalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 12 Março 2024
Atualidade