Cirurgia assistida por robô: o que dizem os especialistas

Imagem da notícia: Cirurgia assistida por robô: o que dizem os especialistas

“A oftalmologia é uma especialidade médica e cirúrgica bastante orientada para o uso da tecnologia. Atualmente, robôs e inteligência artificial estão devidamente capazes de uma revolução iminente. As razões são variadas, a incorporação da robótica na nossa especialidade está com algum atraso comparativamente a outras especialidades cirúrgicas, mas no futuro terá certamente um papel preponderante. Qualquer tratamento ou técnica cirúrgica vai beneficiar com a precisão e exatidão, aumentando os níveis de segurança e eficácia a algo sem precedentes, comparativamente à cirurgia tradicional.

Por outro lado, permitirá também o acesso a centros cirúrgicos remotos sem acesso a tecnologia e a profissionais diferenciados. A título de exemplo, não só manobras delicadas na retina que exigem precisão micrométrica, mas também procedimentos cirúrgicos mais padronizados, como as injeções intravítreas (já praticadas em alguns centros piloto) ou cirurgia de catarata, serão certamente revolucionados pela robótica aplicada à oftalmologia.

Como referido neste artigo a consciencialização tanto dos profissionais como da população é importante para que haja aceitação e a dinamização desta tendência.

Por fim, não podemos esquecer o papel que o profissional tem no desenvolvimento da inteligência artificial e de toda as consequências de responsabilidade ética e profissional que nunca poderão ser imputadas a uma máquina, mais ou menos autónoma e sofisticada.”

O artigo completo faz parte da revista OftalPro 56.

24 Maio 2022
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

HOYA Vision Care lança nova campanha global “Myopia Care for Kids”

Esta iniciativa tem o duplo objetivo de “sensibilizar as crianças para o crescente aumento global da miopia nas crianças (que ocorre tipicamente entre os 6 e 14 anos1), assim como, sensibilizar para as “inovadoras lentes oftálmicas2 MiYOSMART, concebidas especificamente para que as crianças abrandem a progressão da miopia nas crianças entre os 8 e os 13 anos3”.

Ler mais 17 Agosto 2022
AtualidadeLentes e equipamentos

Academia do Profissional aposta na diversificação

Com o “foco” estritamente na “formação especializada”, os projetos a curto prazo de Ricardo Simões, CEO da Academia do Profissional, passam pela área de cuidados de saúde e beleza, o que pode abrir espaço ao setor da medicina dentária no futuro.

Ler mais 12 Agosto 2022
AtualidadeEventos e Formação