Lista A propõe menor contribuição mensal “sem afetar sustentabilidade” do sistema

Imagem da notícia: Lista A propõe menor contribuição mensal “sem afetar sustentabilidade” do sistema

Com o lema “O renascimento da ADSE”, João Neto apresenta-se como líder da Lista A de candidatos ao Conselho Geral e de Supervisão. A “sustentabilidade financeira da ADSE e a visão de longo prazo das suas capacidades como subsistema público de saúde” são o principal foco desta candidatura. 

Em nota divulgada, a Lista A defende a criação de um “Fundo de Reserva de cerca de 400 milhões de euros”, num sistema que “não requer um pagamento mensal tão expressivo dos beneficiários, como se vê pela acumulação de saldos superiores a 1100 milhões de euros nos cofres da ADSE”, defende João Neto.

“Parece não haver a noção de que esse dinheiro pertence aos beneficiários do sistema e faz falta às famílias portuguesas, sobretudo num cenário de inflação alta e de risco de crise económica. A redução de contribuição que propomos poupará aos beneficiários cerca de 200 milhões de euros por ano, sem afetar a sustentabilidade da ADSE” – afirma João Neto.

O programa eleitoral da Lista A elege como prioridades “reembolsar as despesas de saúde num prazo máximo de 15 dias, integrar novos tratamentos nas listas de comparticipações e abrir a rede aos prestadores que queiram entrar”. 

A transformação digital da ADSE, a promoção regular de auditorias internas às faturações – como medida de combate à fraude – e a isenção de contribuição para os beneficiários titulares com vencimento inferior ao salário mínimo nacional, são outros pontos que merecem destaque no programa desta candidatura.

As eleições para o Conselho Geral e de Supervisão (CGS), estão previstas para 28, 29 e 30 de novembro (voto eletrónico) e 30 de novembro (voto presencial).

3 Novembro 2022
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Shamir é main sponsor da Corrida Portucale 2024

A nova edição da prova percorrerá a zona ribeirinha da cidade do Porto para celebrar o desporto, a saúde e a comunidade. O evento, organizado pelo Centro de Atletismo do Porto (CAP) terá lugar a 14 de julho.

Ler mais 23 Abril 2024
Atualidade

50 anos de Ricardo

Hoje é um dia especial, pois o diretor da OftalPro celebra 50 primaveras. Muitos parabéns, que seja um aniversário maravilhoso!

Ler mais 20 Abril 2024
Atualidade