Maria João Quadrado em entrevista

Imagem da notícia: Maria João Quadrado em entrevista

Maria João Quadrado é consultora da “Ocular Tissue Donation and Transplantation” no Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) e falou com a OftalPro sobre o estado atual de transplantes da córnea em Portugal. De acordo com a médica oftalmologista, “Portugal acompanhou os níveis de excelência que os padrões científicos nos impõem”, no entanto, “ainda há um espaço para melhoria da rede de colheitas de córneas em Portugal”.

Em Portugal qual é, neste momento, o estado atual de transplantes de córnea?

O número de transplantes de córnea realizados em Portugal vem vindo a aumentar, acompanhando a tendência mundial. O transplante de córnea apresenta um elevado índice de sucesso na recuperação da visão, associado a uma baixa taxa de rejeição.

Leia a entrevista completa na próxima edição da OftalPro.

17 Novembro 2022
EntrevistasOftalmologia

PUBLICIDADE
https://www.oftalpro.pt/wp-content/uploads/2022/11/BANNER-MIDO_OPTICA-E-OFTAL.gif
`

Notícias relacionadas

Oftalmologistas alertam para “Retinopatia de prematuridade”

A condição é para os especialistas “uma das principais causas de baixa visão e cegueira na infância”. A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alerta para o diagnóstico atempado e para o tratamento quando indicado, de modo a tentar evitar a evolução da doença.

Ler mais 29 Novembro 2022
Oftalmologia

Diabetes é a principal causa de cegueira em adultos

De acordo com o Relatório Nacional de Estatísticas de Diabetes de 2022 dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), mais de 11% da população dos EUA (aproximadamente 37,3 milhões de pessoas) têm diabetes.

Ler mais 4 Novembro 2022
AtualidadeOftalmologia