Como nasceu a Filsat?

Com dois grupos de produtos na área da oftalmologia, equipamentos de diagnóstico e equipamentos de tratamento, a Filsat focaliza a sua atividade em quatro áreas distintas: Medicina Humana, Investigação Científica, Indústria e Medicina Veterinária. Pela mão de Manuel Barreira, revisitamos a história, o momento atual e o futuro próximo de uma empresa quase a completar duas décadas de existência.
Nascida das cinzas da firma Hitec-Norte Lda, uma subsidiária da empresa Hitec-Lda, a Filsat foi criada a 25 de setembro de 2003. Com sede na Maia, Manuel Barreira viveu o momento do encerramento de uma empresa que até se “encontrava numa excelente situação a todos os níveis”, mas teve de encerrar a sua atividade devido “à grave situação económico-financeira em que se encontrava a empresa-mãe”, relembra o sócio-gerente da Filsat.
Nesta nova aventura, a Filsat levou consigo três dos colaboradores da Hitec-Norte e algumas das suas marcas representadas, das quais ainda mantém a Advanced Instruments e Brymill (Estados Unidos); Rini (Suécia), Presi (França) a Medifa e ARC Laser (Alemanha); Entermed (Holanda), Nouvag (Suíça) e Tuttnauer (Israel).
Apesar das sucessivas crises que teve de enfrentar a partir de 2008 – crise internacional, e mais recentemente, a pandemia e a guerra – a maior dificuldade para Manuel Barreira nestes quase 20 anos de atividade passou pela “formação de uma equipa competente e motivada, pois nem sempre se acerta quando se admite um novo colaborador”.
Leia a reportagem completa brevemente na revista OftalPro.
6 Dezembro 2022
Reportagem