Como nasceu a Filsat?

Imagem da notícia: Como nasceu a Filsat?

Com dois grupos de produtos na área da oftalmologia, equipamentos de diagnóstico e equipamentos de tratamento, a Filsat focaliza a sua atividade em quatro áreas distintas: Medicina Humana, Investigação Científica, Indústria e Medicina Veterinária. Pela mão de Manuel Barreira, revisitamos a história, o momento atual e o futuro próximo de uma empresa quase a completar duas décadas de existência.

Nascida das cinzas da firma Hitec-Norte Lda, uma subsidiária da empresa Hitec-Lda, a Filsat foi criada a 25 de setembro de 2003. Com sede na Maia, Manuel Barreira viveu o momento do encerramento de uma empresa que até se “encontrava numa excelente situação a todos os níveis”, mas teve de encerrar a sua atividade devido “à grave situação económico-financeira em que se encontrava a empresa-mãe”, relembra o sócio-gerente da Filsat.

Nesta nova aventura, a Filsat levou consigo três dos colaboradores da Hitec-Norte e algumas das suas marcas representadas, das quais ainda mantém a Advanced Instruments e Brymill (Estados Unidos); Rini (Suécia), Presi (França) a Medifa e ARC Laser (Alemanha); Entermed (Holanda), Nouvag (Suíça) e Tuttnauer (Israel).

Apesar das sucessivas crises que teve de enfrentar a partir de 2008 – crise internacional, e mais recentemente, a pandemia e a guerra – a maior dificuldade para Manuel Barreira nestes quase 20 anos de atividade passou pela “formação de uma equipa competente e motivada, pois nem sempre se acerta quando se admite um novo colaborador”.

Leia a reportagem completa brevemente na revista OftalPro.

6 Dezembro 2022
Reportagem

`

Notícias relacionadas

iTrack Advance: iluminar o caminho na canaloplastia

O Centro Médico Avançado Atrys, localizado em Santa Maria da Feira, recebeu a 30 de setembro o Wet Lab Day da Goldfarma dedicado ao iTrack Advance. Segundo Vasco Pinto, diretor da Goldfarma, esta sessão de esclarecimento foi importante para que os médicos presentes pudessem meter as “mãos na massa” e testar a técnica. 

Ler mais 5 Janeiro 2024
OftalmologiaReportagem

iTrack Advance: iluminar o caminho na canaloplastia

O Centro Médico Avançado Atrys, localizado em Santa Maria da Feira, recebeu a 30 de setembro o Wet Lab Day da Goldfarma dedicado ao iTrack Advance. A tarde quente que se fez sentir naquele sábado de início de outono não desmobilizou os cerca de 15 médicos oftalmologistas convidados a ouvir Tanja Mettepenningen.

Ler mais 6 Dezembro 2023
OftalmologiaReportagem

Empresas: vendas online continuam a crescer na UE

A pandemia de Covid-19 veio intensificar o comércio eletrónico. Apesar de um aumento significativo em 2022, a percentagem de empresas portuguesas que vendem online ainda está abaixo da média da União Europeia.

Ler mais 23 Agosto 2023
Reportagem