Como nasceu a Filsat?

Imagem da notícia: Como nasceu a Filsat?

Com dois grupos de produtos na área da oftalmologia, equipamentos de diagnóstico e equipamentos de tratamento, a Filsat focaliza a sua atividade em quatro áreas distintas: Medicina Humana, Investigação Científica, Indústria e Medicina Veterinária. Pela mão de Manuel Barreira, revisitamos a história, o momento atual e o futuro próximo de uma empresa quase a completar duas décadas de existência.

Nascida das cinzas da firma Hitec-Norte Lda, uma subsidiária da empresa Hitec-Lda, a Filsat foi criada a 25 de setembro de 2003. Com sede na Maia, Manuel Barreira viveu o momento do encerramento de uma empresa que até se “encontrava numa excelente situação a todos os níveis”, mas teve de encerrar a sua atividade devido “à grave situação económico-financeira em que se encontrava a empresa-mãe”, relembra o sócio-gerente da Filsat.

Nesta nova aventura, a Filsat levou consigo três dos colaboradores da Hitec-Norte e algumas das suas marcas representadas, das quais ainda mantém a Advanced Instruments e Brymill (Estados Unidos); Rini (Suécia), Presi (França) a Medifa e ARC Laser (Alemanha); Entermed (Holanda), Nouvag (Suíça) e Tuttnauer (Israel).

Apesar das sucessivas crises que teve de enfrentar a partir de 2008 – crise internacional, e mais recentemente, a pandemia e a guerra – a maior dificuldade para Manuel Barreira nestes quase 20 anos de atividade passou pela “formação de uma equipa competente e motivada, pois nem sempre se acerta quando se admite um novo colaborador”.

Leia a reportagem completa brevemente na revista OftalPro.

6 Dezembro 2022
Reportagem

PUBLICIDADE
MIDO
`

Notícias relacionadas

Empresas: vendas online continuam a crescer na UE

A pandemia de Covid-19 veio intensificar o comércio eletrónico. Apesar de um aumento significativo em 2022, a percentagem de empresas portuguesas que vendem online ainda está abaixo da média da União Europeia.

Ler mais 23 Agosto 2023
Reportagem

Instituto Gama Pinto realiza 1º Curso de Simulação Cirúrgica

Organizado em conjunto pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia e pelo Colégio da Especialidade de Oftalmologia, decorreu entre 14 e 16 de março a primeira edição do Curso de Simulação Cirúrgica no Instituto Gama Pinto (IOGP), em Lisboa. Uma oportunidade única para os alunos dos 1º e 2º anos contactarem de perto com as dificuldades inerentes à cirurgia de catarata.

Ler mais 5 Julho 2023
Reportagem

Santen aposta na investigação como fator diferenciador

Com um portfólio forte na área do glaucoma e olho seco, a estratégia da Santen baseia-se no doente. Colocar as pessoas - sejam elas pacientes, oftalmologistas ou população em geral - no centro da sua atividade é o princípio orientador da empresa nipónica.

Ler mais 27 Janeiro 2023
Reportagem