Shamir Metaform é “Produto do Ano” em 2023

Imagem da notícia: Shamir Metaform é “Produto do Ano” em 2023

A tecnologia, Shamir Metaform, foi eleita “Produto do Ano” de 2023 na categoria de “Lentes Oftálmicas”. A empresa foi distinguida no relatório anual conduzido pela Netquest, CINT e pela Netsonda, a partir da apreciação de mais de 5 mil consumidores nacionais.

Para eleger os produtos que, no ano passado, se destacaram em diferentes áreas pelo seu carácter inovador, foi realizado um inquérito a mais de 5 mil portugueses, entre os dias 14 de novembro e 16 de dezembro de 2022, que avaliaram produtos em mais de 60 categorias. A tecnologia Shamir Metaform foi, assim, eleita como a melhor na categoria de “Lentes Oftálmicas”, permitindo-lhe, assim, celebrar o estatuto de “Produto do Ano”.

A ampla amostra do estudo quantitativo e qualitativo, representativa da população portuguesa, com idades entre os 18 e os 64 anos, atribuiu à tecnologia, Shamir Metaform, uma nota máxima final de 7,59 pontos (em 10 possíveis). As inovadoras lentes oftálmicas da Shamir reuniram uma avaliação de 7,5 pontos em “Atratividade”, uma nota de 8,1 pontos em “Inovação” e de 7 pontos no critério “Intenção de Compra”.

As lentes oftálmicas da Shamir registaram um elevado índice de satisfação e expectativa em relação ao produto entre todos os grupos etários, bem como a preferência quer entre os avaliadores masculinos quer entre os femininos. Um terço dos inquiridos (32%) referem a inovação como um dos principais fatores de diferenciação face à concorrência, sendo que 58% da amostra assinalou a imagem do produto como sendo igualmente inovadora e apelativa.

Para Luís Feijó, CEO da Shamir Portugal, “a inovação e a sustentabilidade estão no centro da atividade da Shamir e esta eleição vem reforçar a nossa aposta na qualidade das lentes oftálmicas que disponibilizamos aos nossos clientes enquanto empresa líder de mercado.” O CEO acrescenta, ainda, que “as necessidades dos nossos clientes são o nosso principal foco pelo que temos um departamento de Investigação & Desenvolvimento altamente qualificado que nos ajuda a desenvolver novos produtos e serviços de forma mais eficaz, recorrendo sempre a tecnologia de ponta e amiga do ambiente.”  

As lentes oftálmicas, eco-friendly e patenteadas pela Shamir, representam uma inovadora tecnologia de produção de lentes extremamente finas – até 40% mais finas em comparação com as standards, sendo assim mais leves e estéticas. Além disso, a tecnologia Shamir Metaform recorre a um filme ótico termomoldado – utilizado no desenvolvimento de tecnologia de ponta na indústria automóvel, na aviação e na área espacial, onde se inserem entidades como a NASA, por exemplo –, que confere às lentes uma resistência ao impacto até 18 vezes acima do requisito padrão da FDA.

8 Fevereiro 2023
Lentes e Equipamentos

`

Notícias relacionadas

Um ponto final na progressão da miopia? MiYOSMART iQ diz que sim

Os resultados, apresentados durante a Reunião Anual ARVO 2026, em Denver, representam os níveis mais elevados de eficácia no controlo da miopia alguma vez reportados em crianças que utilizam lentes oftálmicas baseadas na Tecnologia Defocus Incorporated Multiple Segments (D.I.M.S.).

Ler mais 8 Maio 2026
Lentes e Equipamentos

Óculos com IA prometem autonomia a pessoas cegas

Apresentados na feira tecnológica CES 2026 em Las Vegas, óculos equipados com inteligência artificial capazes de replicar as funções básicas de um cão-guia estão a atrair atenção internacional.

Ler mais 16 Janeiro 2026
Lentes e Equipamentos

Shamir Portugal celebra 25 anos

Fundada em 2000 em Vila do Conde, a Shamir Portugal destaca-se como uma referência no setor da visão português com mais de 38 milhões de lentes produzidas até agora e uma produção diária atual de 11 mil lentes.

Ler mais 4 Dezembro 2025
Lentes e Equipamentos