OftalPro 60

Caro leitor,
Rita Flores é a nova presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e, por esse motivo, protagoniza a edição do primeiro trimestre de 2023. Com quase 30 anos de prática clínica, a médica oftalmologista sente-se muito satisfeita com o seu percurso. “Muitos dos desafios com que hoje me deparo não foram previamente arquitetados ou projetados, foram sobretudo surgindo, num contínuo de uma vivência profissional intensa e comprometida”. O mais recente desafio chama-se presidência da SPO e assume mesmo que representar os pares é “uma grande responsabilidade” e “motivo de orgulho”.
E, como o glaucoma é assinalado em todo o mundo durante o mês de março, falámos com Teresa Gomes, a nova coordenadora do Grupo Português de Glaucoma da SPO, sobre algumas das iniciativas do seu mandato, e com Walter Rodrigues, diretor do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, a propósito do rastreio do glaucoma com aplicação de um modelo assente em Inteligência Artificial.
Destaque ainda para Angelina Meireles, atual vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, que recebeu o prémio SPO/Essilor – Voluntariado graças à colaboração com a Mundo a Sorrir na Guiné-Bissau, e para o médico oftalmologista Miguel Sousa Neves, agraciado com a Medalha de Mérito em Gestão dos Serviços de Saúde.
Isto e muito mais na sua OftalPro.
Continue a acompanhar-nos por aqui e em oftalpro.pt!
Boa leitura,
Ricardo Flaminio, diretor
24 Fevereiro 2023
Revista