Queratocone: UOC com resultados “muito promissores” em tratamento personalizado

Imagem da notícia: Queratocone: UOC com resultados “muito promissores” em tratamento personalizado

A equipa avaliou os resultados visuais e tomográficos destes doentes, após uma cirurgia de crosslinking personalizado que utilizou a remoção de epitélio assistida por laser excimer e irradiação guiada por topografia.

O trabalho teve como finalidade avaliar os “efeitos de um tratamento personalizado com crosslinking corneano em 37 olhos de 32 doentes com queratocone progressivo”. Para a UOC, este é o “único tratamento existente para evitar a progressão desta doença que, em último caso, pode exigir a realização de um transplante de córnea”.

Neste estudo, foi avaliada a acuidade visual corrigida à distância, assim como os resultados refrativos e de tomografias Scheimpflug em três momentos distintos: antes do início do tratamento e depois de 6 e 12 meses de pós-operatório.

24 Fevereiro 2023
Estudos e Investigação

PUBLICIDADE
MIDO
`

Notícias relacionadas

Estudo Marvel decorre online

Este estudo é conduzido pela DruSER.Net, uma rede colaborativa para a investigação, que está integrada na Unidade de Farmacovigilância de Coimbra (UFC).

Ler mais 28 Novembro 2023
Estudos e Investigação

Baixa Visão: “laboratório-apartamento” promove tarefas domésticas

O laboratório foi inaugurado no Dia Mundial da Visão, no Instituto Oftalmológico Gama Pinto. O projeto quer "aumentar a autonomia dos utentes" e promover "uma vida sem medos". Entre mecenas e o conselho de administração do hospital, o investimento no laboratório ficou em mais de seis mil euros.

Ler mais 26 Outubro 2023
Estudos e Investigação