“Devemos partilhar o nosso saber com os que dele necessitem”
Angelina Meireles recebeu o prémio SPO/Essilor – Voluntariado no 65º Congresso de Oftalmologia. Este prémio deve-se à missão que a oftalmologista faz juntamente com a Mundo a Sorrir na Guiné-Bissau. A atual vice-presidente da SPO revela-nos que o que a atraiu “foi o facto de ir ensinar, tentar deixar algumas sementes, que se forem “regadas” podem vir a florescer”.
O prémio diz respeito a uma ação humanitária levada a cabo pela Mundo a Sorrir. Qual foi o seu papel nesta ação?
Desde 2017 que colaboro com a Mundo a Sorrir na vertente de capacitação. Isto é, sou a responsável pela cadeira de oftalmologia do curso de Medicina na Universidade Piaget Guiné-Bissau. Todos os anos desloco-me a Bissau, durante duas semanas, para lecionar as aulas teóricas e práticas (que maioritariamente ocorrem no Hospital Simão Mendes, no serviço de oftalmologia) terminando com a avaliação. O número de alunos (que frequentam o 5º ano) tem sido variável de ano para ano (entre 18 a 32 alunos). No período em que lá estou os alunos frequentam apenas oftalmologia (prática de manhã e teórica à tarde). No último ano, e porque doei o material do meu consultório à Mundo a Sorrir, montámos um consultório provisório na universidade para atender graciosamente a população necessitada e, ao mesmo tempo, dar as aulas práticas. Com a ajuda dos alunos conseguimos fazer cerca de 400 consultas.
Que mensagem gostaria de deixar?
Como cidadãos, e como oftalmologistas em particular, acho que devemos partilhar o nosso saber com aqueles que dele necessitem.
Leia esta e outras entrevistas subscrevendo a OftalPro 60.
10 Março 2023
Oftalmologia