“Devemos partilhar o nosso saber com os que dele necessitem”

Imagem da notícia: “Devemos partilhar o nosso saber com os que dele necessitem”

Angelina Meireles recebeu o prémio SPO/Essilor – Voluntariado no 65º Congresso de Oftalmologia. Este prémio deve-se à missão que a oftalmologista faz juntamente com a Mundo a Sorrir na Guiné-Bissau. A atual vice-presidente da SPO revela-nos que o que a atraiu “foi o facto de ir ensinar, tentar deixar algumas sementes, que se forem “regadas” podem vir a florescer”.

O prémio diz respeito a uma ação humanitária levada a cabo pela Mundo a Sorrir. Qual foi o seu papel nesta ação?

Desde 2017 que colaboro com a Mundo a Sorrir na vertente de capacitação. Isto é, sou a responsável pela cadeira de oftalmologia do curso de Medicina na Universidade Piaget Guiné-Bissau. Todos os anos desloco-me a Bissau, durante duas semanas, para lecionar as aulas teóricas e práticas (que maioritariamente ocorrem no Hospital Simão Mendes, no serviço de oftalmologia) terminando com a avaliação. O número de alunos (que frequentam o 5º ano) tem sido variável de ano para ano (entre 18 a 32 alunos). No período em que lá estou os alunos frequentam apenas oftalmologia (prática de manhã e teórica à tarde). No último ano, e porque doei o material do meu consultório à Mundo a Sorrir, montámos um consultório provisório na universidade para atender graciosamente a população necessitada e, ao mesmo tempo, dar as aulas práticas. Com a ajuda dos alunos conseguimos fazer cerca de 400 consultas.

Que mensagem gostaria de deixar?

Como cidadãos, e como oftalmologistas em particular, acho que devemos partilhar o nosso saber com aqueles que dele necessitem. 

Leia esta e outras entrevistas subscrevendo a OftalPro 60.

10 Março 2023
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia