OftalPro 62
Caro leitor,
Gabriel Morgado, médico oftalmologista de 42 anos, é o protagonista da nossa capa número 62. Eterno “irrequieto”, trabalha incansavelmente em prol da evolução da oftalmologia e procura constantemente as melhores soluções para ajudar os seus pacientes. Recentemente, foi distinguido nos EUA graças ao vídeo que apresentou sobre o dispositivo EyeWatch para tratamento do glaucoma, um “exemplo de engenharia extraordinário”. E, antes disso, tinha sido premiado pelo desenvolvimento de uma técnica cirúrgica de suspensão escleral de lentes, afirmando que “a necessidade é a mãe da inovação”.
A par desta grande entrevista, destacamos nesta revista a reunião que o Centro Integrado de Olho Seco promoveu a 14 de junho, no Porto. Sob o mote “Novos conceitos na abordagem e tratamento do olho seco”, os oftalmologistas José Salgado-Borges e Ricardo Machado Soares apresentaram algumas novidades no tratamento desta patologia. Também na cidade Invicta, marcámos presença nas XXXIV Jornadas Internacionais de Oftalmologia, organizadas pelo Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário Santo António (CHUdSA) e presididas por Pedro Menéres, entre os dias 26 e 27 de maio.
Ao nível de eventos de sociedades e associações internacionais, espelhamos nesta edição a 33ª Reunião da European Association for Diabetic Eye Complications (EAsDEC), organizada pela Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (ABILI), em Coimbra; o congresso anual da Sociedade Europeia de Síndrome do Olho Seco (EuDES 2023), que decorreu em Munique; e o VIII Congresso Internacional da Sociedade de Investigação em Ciências da Retina e da Visão (SIREV), realizado em Alicante.
Isto e muito mais na sua OftalPro 62!
15 Setembro 2023
Revista