“A necessidade é a mãe da inovação”

Imagem da notícia: “A necessidade é a mãe da inovação”

Gabriel Morgado é um eterno “irrequieto”. Trabalha incansavelmente em prol da evolução da oftalmologia e procura constantemente as melhores soluções para ajudar os seus pacientes. Recentemente, foi distinguido nos EUA graças ao vídeo que apresentou sobre o dispositivo EyeWatch para tratamento do glaucoma, um “exemplo de engenharia extraordinário”. E, antes disso, tinha sido premiado pelo desenvolvimento de uma técnica cirúrgica de suspensão escleral de lentes, afirmando que “a necessidade é a mãe da inovação”. Marcámos encontro no Instituto CUF, no Porto, para percebermos os meandros destas inovações e, claro, conhecermos a fundo a história deste médico oftalmologista de 42 anos.

Desenvolveu uma técnica cirúrgica de suspensão escleral de lentes que foi premiada no Congresso da SPO. Que vantagens tem esta técnica e como nasceu?  

A necessidade é a mãe da inovação. E esta nasceu de uma necessidade que eu encontrei na minha prática clínica. As técnicas existentes para a correção da afaquia têm limitações relevantes, incisões grandes de cinco milímetros, e estão associadas a várias complicações. Com a técnica que desenvolvi, a incisão reduz-se a dois milímetros, igual a uma cirurgia de catarata rotineira. A lente fica no seu local fisiológico, sem risco para a córnea, e a conjuntiva não é aberta. Isto resulta num pós-operatório fácil e numa rápida recuperação para o doente. É também uma vantagem enorme no caso de doentes que precisam adicionalmente de cirurgia de glaucoma porque a conjuntiva está intacta. Temos mais de 40 olhos operados, com resultados francamente superiores a outras técnicas. Um sinal também positivo é que cada vez mais colegas adotam esta técnica. 

Leia a entrevista na revista OftalPro 62.

18 Setembro 2023
Entrevistas

PUBLICIDADE
MIDO
`

Notícias relacionadas

“Vamos dedicar-nos ao fabrico de produtos estéreis”

Presente em 45 países, o Edol decidiu voltar a inovar com a construção de uma unidade fabril, em Carnaxide. Em entrevista, Mafalda Pimpão, diretora de marketing e vendas, revela que “as grandes novidades até ao momento são o fabrico de colírios sem conservantes”, “a autorização do Infarmed para fabrico de análogos de prostaglandinas e um novo método de fabrico de pomadas oftálmicas”.

Ler mais 7 Novembro 2023
Entrevistas

Edol investe 25 milhões em nova fábrica de oftalmologia

Presente em 45 países, o Edol decidiu voltar a inovar com a construção de uma unidade fabril, em Carnaxide. O investimento é elevado, mas a génese de inovação da empresa exige estabelecer constantemente novos limites. Em entrevista, Mafalda Pimpão, diretora de Marketing e Vendas, resume tudo numa frase: “Somos muito irrequietos, temos paixão por esta atividade e por isso vamos continuar, diariamente, a investir”. 

Ler mais 17 Outubro 2023
EntrevistasOftalmologia

“Na EssilorLuxottica não estabelecemos limites”

No seguimento do roadshow de apresentação da mais recente lente progressiva, a Varilux® XR series™, fomos falar com Tiago Sobreiro, o country manager da EssilorLuxottica para Portugal, e com Alberto Silva, o novo diretor comercial da empresa para o nosso país.

Ler mais 10 Outubro 2023
Entrevistas