“A necessidade é a mãe da inovação”

Imagem da notícia: “A necessidade é a mãe da inovação”

Gabriel Morgado é um eterno “irrequieto”. Trabalha incansavelmente em prol da evolução da oftalmologia e procura constantemente as melhores soluções para ajudar os seus pacientes. Recentemente, foi distinguido nos EUA graças ao vídeo que apresentou sobre o dispositivo EyeWatch para tratamento do glaucoma, um “exemplo de engenharia extraordinário”. E, antes disso, tinha sido premiado pelo desenvolvimento de uma técnica cirúrgica de suspensão escleral de lentes, afirmando que “a necessidade é a mãe da inovação”. Marcámos encontro no Instituto CUF, no Porto, para percebermos os meandros destas inovações e, claro, conhecermos a fundo a história deste médico oftalmologista de 42 anos.

Desenvolveu uma técnica cirúrgica de suspensão escleral de lentes que foi premiada no Congresso da SPO. Que vantagens tem esta técnica e como nasceu?  

A necessidade é a mãe da inovação. E esta nasceu de uma necessidade que eu encontrei na minha prática clínica. As técnicas existentes para a correção da afaquia têm limitações relevantes, incisões grandes de cinco milímetros, e estão associadas a várias complicações. Com a técnica que desenvolvi, a incisão reduz-se a dois milímetros, igual a uma cirurgia de catarata rotineira. A lente fica no seu local fisiológico, sem risco para a córnea, e a conjuntiva não é aberta. Isto resulta num pós-operatório fácil e numa rápida recuperação para o doente. É também uma vantagem enorme no caso de doentes que precisam adicionalmente de cirurgia de glaucoma porque a conjuntiva está intacta. Temos mais de 40 olhos operados, com resultados francamente superiores a outras técnicas. Um sinal também positivo é que cada vez mais colegas adotam esta técnica. 

Leia a entrevista na revista OftalPro 62.

18 Setembro 2023
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“Auxiliamos os médicos a reduzir os espaços vazios na agenda”

Mickael Freitas, responsável pela DocBay, concedeu-nos uma entrevista para explicar em que consiste a plataforma que surgiu em 2023. A ideia nasceu da necessidade de trazer software moderno para simplificar a área da saúde” na vertente do médico, mas também do paciente, explica.

Ler mais 22 Maio 2024
Entrevistas

“A verdadeira visão vem da mente”

Quem o diz é Tarris Marie, autora estreante do livro Blaque Pearle e criadora artística, que foi diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos. Para ela o mundo é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos.

Ler mais 22 Abril 2024
Entrevistas

“Temos a missão de simplificar a saúde”

A DocBay surge em 2023, numa ideia que nasce da necessidade de trazer "software moderno para simplificar a área da saúde, marcada por complexidade, tanto na experiência de acesso à saúde para o paciente como no trabalho do médico".

Ler mais 18 Abril 2024
Entrevistas