Centro Integrado de Olho Seco promove debate no Porto

Imagem da notícia: Centro Integrado de Olho Seco promove debate no Porto

A Clinsborges, clínica do médico oftalmologista José Salgado-Borges, apresentou há cinco anos o Centro Integrado de Olho Seco (CIOS). Num momento de retrospetiva, o CIOS mostrou perante uma plateia de especialistas dedicados à patologia da córnea e superfície ocular externa novas evidências terapêuticas.

Por aqui passou a discussão sobre algumas terapias com resultados promissores em estudos iniciais e que poderão estar disponíveis brevemente em Portugal e na Europa. Entre elas, as “novas formulações de ciclosporina”, alguns “imunomodeladores ainda em estudo” e outros já utilizados nos Estados Unidos. A perspetiva holística para um “tratamento 360º” do olho seco, foi outro dos temas em destaque, numa patologia que tem “aumentado bastante” e que se julga atingir os “dois milhões de portugueses”, entre adultos e crianças.

José Salgado-Borges:

“Estimativas apontam que mais de dois milhões de portugueses apresentam estas queixas. Praticamente não existe hoje quem não passe pelo menos três a quatro horas por dia no computador. Os sintomas surgem quando pestanejamos menos, quando há a necessidade de uma boa correção visual e quando as pessoas, muitas vezes, negligenciam a lubrificação adequada dos olhos. Esta é uma situação bastante comum, inclusive em crianças”.

Pode ler a reportagem completa na revista OftalPro 62.

27 Outubro 2023
Eventos e Formação

`

Notícias relacionadas

UOC realiza sessão online sobre catarata e presbiopia

Esta quarta-feira (17), às 21h, quatro oftalmologistas da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra vão estar online, numa sessão gratuita, em que darão a conhecer os tratamentos mais modernos para estes problemas.

Ler mais 17 Abril 2024
Eventos e Formação

AIMS Meeting acontece em Lisboa

A “maior conferência biomédica da Europa organizada inteiramente por estudantes de medicina”, reúne a cada ano “mais de mil participantes de todo o mundo”, segundo a SPO.

Ler mais 16 Abril 2024
Eventos e Formação