Os desafios dos CEO’s para 2024

Imagem da notícia: Os desafios dos CEO’s para 2024

Nos últimos anos, líderes de várias instituições tiveram de lidar com uma pandemia global, cadeias de abastecimento interrompidas, guerra, inflação persistente e muitas outras perturbações. Qualquer uma destas situações é suficiente para inviabilizar a agenda de um CEO. Tendo esta realidade como pano de fundo, a consultora americana McKinsey & Company consolidou as opiniões que surgiram das conversas com centenas de CEO’s e agregaram um conjunto de dados sobre como as empresas podem fazer melhor para a sociedade, as comunidades e os funcionários. 

IA generativa: o início de algo grande  

“Estávamos atrasados em termos de automatização e digitalização e, finalmente, colmatámos esta lacuna. Não queremos voltar a ficar para trás, mas não sabemos bem como pensar na IA generativa”. Este é o sentimento partilhado por muitos executivos a nível mundial, dada a velocidade com que a inteligência artificial generativa (IA gen) está a avançar no mundo empresarial. A tecnologia é acessível, omnipresente e promete ter um impacto significativo nas organizações e na economia durante a próxima década. A IA gen pode capacitar as pessoas, mas apenas se os líderes tiverem uma visão alargada das suas capacidades e considerarem as suas implicações para a organização.  

Superar a concorrência com tecnologia 

A forma como as empresas navegam no mundo da tecnologia para alcançarem uma vantagem competitiva sustentável é o desafio empresarial que define o nosso tempo. Para sermos justos, este desafio não é novo. Mas é um desafio cada vez mais premente, com profundas implicações na forma como as empresas navegam num mundo onde o digital e a IA estão a remodelar fundamentalmente a maneira como trabalhamos e vivemos. As empresas compreendem que precisam de enfrentar o desafio, mas a maioria delas está a ter dificuldades. A pesquisa da McKinsey mostra que, embora 90% das empresas tenham lançado algum tipo de transformação digital, apenas um terço dos benefícios de receita esperados, em média, foi realizado. 

Leia o artigo completo na próxima OftalPro.

Imagem: UNSPLASH

1 Março 2024
Estudos e Investigação

`

Notícias relacionadas

Ativar o córtex visual: mudar a estimulação, mas não o alvo

Dada a elevada resolução das imagens de ativação neuronal obtidas por ultrassons nas profundezas do córtex visual, os quatro cientistas interrogaram-se: "Parecia realista fazer o contrário, ou seja, projetar imagens de ultrassons no cérebro, com uma resolução espacial muito boa", resume Serge Picaud.

Ler mais 20 Fevereiro 2024
Estudos e Investigação