“Portugal é dos países do mundo onde a oftalmologia está mais desenvolvida”

Imagem da notícia: “Portugal é dos países do mundo onde a oftalmologia está mais desenvolvida”

Fazendo uma viagem no tempo até 2008, como surgiu a MyClínica?

A clínica surgiu da minha dificuldade em arranjar um bloco operatório para operar. A oftalmologia é uma especialidade médico-cirúrgica. Fazia consulta de oftalmologia no meu consultório e em vários locais.  Mas, para operar, tinha de alugar uma sala e dependia dos horários disponíveis em outras clínicas. Em Portugal, especialmente em Lisboa, havia poucos blocos operatórios aprovados pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS). Foi assim que decidi criar a MyClínica, regulado pela ERS e também com a Acreditação Internacional pela ACSA-DGS.

Este era o sonho profissional da sua vida?

Queria um local onde pudesse operar com uma equipa selecionada, enfermeiros, rececionistas, técnicos, profissionais educados e com boa relação com os doentes. E acho que consegui. Entretanto o movimento aumentou, a clínica cresceu. Associei-me a outros oftalmologistas, algo que se tem mantido e funcionado bem. Cada médico trouxe mais doentes. O bloco operatório está bastante preenchido e agora temos até alguma dificuldade em arranjar tempo operatório para os mais novos.

Leia a entrevista completa na revista OftalPro 64.

14 Março 2024
Destaque

`

Notícias relacionadas

Como prever a progressão da miopia em crianças?

O Serviço de Oftalmologia do Hospital Fernando Pessoa alcançou mais um marco significativo ao publicar um artigo científico inovador na área da miopia. O estudo, da autoria de Sandra Guimarães e Maria João Vieira, explora as potencialidades do Plusoptix (um autorefratómetro binocular móvel) em crianças míopes que já usam óculos. 

Ler mais 26 Março 2024
Destaque

“Foram três dias intensos e repletos de muita ciência”

O Tivoli Marina Vilamoura, no Algarve, recebeu de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2023 o 66º Congresso Português de Oftalmologia, um dos eventos de maior relevância na área em Portugal, organizado pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO). A OftalPro falou com Rita Flores, presidente da instituição, e conta-lhe mais sobre o evento. 

Ler mais 5 Março 2024
Destaque