Tiago Martins Silva em entrevista

Imagem da notícia: Tiago Martins Silva em entrevista

Atual coordenador do Serviço de Oftalmologia dos Hospitais da Luz de Setúbal e Évora, Tiago Martins Silva é apaixonado pela especialidade que abraçou há quase 20 anos. Com foco na cirurgia de catarata e refrativa, o médico oftalmologista fala-nos dos desafios que encontrou ao longo da sua carreira, assim como o que considera mais importante na vida: a salvaguarda da saúde visual da população. 

Da formação médica à especialização, qual o momento mais difícil na sua prática profissional? 

O momento mais marcante, pela negativa, e muito significativo de incomparavelmente profunda tristeza, foi um dia de consulta em que, chamando pelo nome um doente meu, já de há muitos anos, com glaucoma muito grave e já operado diversas vezes, com consulta agendada, compareceu ao gabinete apenas a sua filha, que veio agradecer-nos os anos de dedicação em que procurámos prolongar a visão do seu pai… mas que ele, ultimamente, perante as crescentes limitações, não tinha conseguido lidar com a situação e tinha posto fim à sua própria vida. Nunca mais tive uma outra lição tão forte de como a visão permeia o cerne da vida e da morte no âmago das pessoas. 

Entrevista completa brevemente na revista OftalPro.

20 Junho 2024
Destaque

`

Notícias relacionadas

Como prever a progressão da miopia em crianças?

O Serviço de Oftalmologia do Hospital Fernando Pessoa alcançou mais um marco significativo ao publicar um artigo científico inovador na área da miopia. O estudo, da autoria de Sandra Guimarães e Maria João Vieira, explora as potencialidades do Plusoptix (um autorefratómetro binocular móvel) em crianças míopes que já usam óculos. 

Ler mais 26 Março 2024
Destaque