Eyelimpics 2025 com selo de sucesso

Temas como o glaucoma, a endotropia congénita, a retina e a miopia subiram ao palco do Monte Real Hotel, em Leiria, a 5 de abril. Ana Marta, coordenadora da SPO Jovem, entidade responsável pela organização, faz-nos o balanço de um evento “muito positivo”.
O que mais destacariam no formato da competição?
Foram cinco concursos incluídos neste evento com o objetivo de reconhecer o talento nos jovens profissionais: 1- Prémio de Investigação SPO Jovem; 2- Prémio Melhor Caso Clínico; 3- Melhor Vídeo Cirúrgico de Interno – Catarata; 4- Melhor Vídeo Cirúrgico de Interno – Segmento Anterior; 5- Melhor Vídeo Cirúrgico – When Things Go Wrong. De realçar que os dois prémios de Melhor Vídeo Cirúrgico de Interno corresponderam a bolsas para estágios internacionais, estimulando a formação em centros de referência, com um tipo de apoio que é escasso em Portugal.
Qual é a importância de iniciativas como o Eyelimpics para a formação médica?
Este tipo de iniciativas permite aprimorar a formação médica, trazendo a possibilidade de debates controversos em ambientes mais personalizados para os jovens em formação, e permite a existência de vários concursos aliciantes premiando o talento jovem quer na investigação quer no talento cirúrgico. Acessoriamente, e não menos importante, permite a reunião e convívio entre os pares mais jovens, trocando impressões e experiências oriundas de realidades diferentes.
Leia o artigo completo na OftalPro 68.
Foto: Esfera das Ideias
25 Julho 2025
Eventos e Formação