EURETINA atribui Prémio a Prithvi Ramtohul

Imagem da notícia: EURETINA atribui Prémio a Prithvi Ramtohul

“Estamos a concluir os estudos fundamentais na retina de camundongos, usando testes eletrofisiológicos para estudar as células ganglionares da retina”, disse Ramtohul. O objetivo da pesquisa é estabelecer a plasticidade intrínseca das células ganglionares da retina. “Tal como os neurónios do cérebro ou do tálamo, a retina também pode ter alguma plasticidade”, ressalva o investigador. Os avanços neste espaço de investigação poderiam fortalecer ainda mais a ligação entre a investigação neurológica e da retina.

“Agora, estamos focados apenas na eletrofisiologia. Podemos adicionar estudos de imagem, usando OCT in vivo ou autofluoresência da célula da retina. Isso seria um grande avanço para a pesquisa que estamos a realizar neste momento”, afirma Ramtohul.

A sua esperança é que os testes adicionais revelem implicações oftalmológicas mais amplas e mais caminhos para terapias numa variedade de patologias. “Queremos provar que as células ganglionares da retina também estão envolvidas em doenças comuns como a ambliopia”, vinca Ramtohul.

Baseado em Marselha, França, Prithvi Ramtohul completou a sua bolsa de retina médica em Paris com o Prof. Tadayoni. O prémio visa apoiar a investigação que Ramtohul já explorou como parte do seu projeto de doutoramento.

10 Setembro 2025
Destaque

`

Notícias relacionadas