Biblioteca Prof. José Guilherme Monteiro inaugurada no Famalicão IN-Hub
A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) inaugurou a Biblioteca Prof. José Guilherme Monteiro, um novo espaço dedicado ao conhecimento científico, instalado no Famalicão IN-Hub, resultante da doação de um relevante espólio bibliográfico pelo médico oftalmologista e investigador José Guilherme Monteiro.
A cerimónia reuniu o benfeitor, o pró-reitor da Universidade do Minho (UMinho) para a Participação Universitária e Ligação ao Território, Carlos Videira, o presidente da ECUM, José González-Méijome, o diretor do Departamento de Física, Filipe Vaz, a responsável pelo Plano Estratégico de Famalicão, Paula Dourado, bem como o médico oftalmologista José Salgado Borges, entre outras personalidades académicas e institucionais.
O acervo agora disponibilizado inclui mais de 3.000 volumes, entre os quais cerca de 150 livros publicados entre 1935 e 2020, mais de 500 edições periódicas das sociedades francesa, britânica e portuguesa de oftalmologia e a coleção completa da revista New Scientist, de 1972 a 2020, com mais de 2.500 exemplares. Num contexto cada vez mais marcado pela digitalização, esta coleção assume especial relevância por integrar obras raras e edições há muito esgotadas, algumas com quase 80 anos, constituindo um recurso de elevado valor científico, histórico e pedagógico.
O espólio destina-se prioritariamente à consulta e utilização pela equipa do CEORLab, podendo igualmente ser acedido por outros membros da academia e da sociedade, mediante pedido prévio. Entre os projetos em curso, destacam-se o desenvolvimento de dispositivos de avaliação e tratamento visual para a população jovem, em parceria com a EssilorLuxottica, e um projeto de avaliação visual de crianças de 6 a 12 anos das escolas do concelho de Famalicão.
Nascido no Porto em 1943, José Guilherme Monteiro é licenciado em Medicina pela Universidade do Porto. Cofundou e dirigiu o Serviço de Oftalmologia do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e, após a aposentação, manteve atividade clínica no seu consultório no centro do Porto, no grupo Trofa Saúde – Hospital da Boa Nova e Hospital de Dia da Maia – e colaborou também com a Clinsborges, clínica dirigida por José Salgado Borges. Dedica-se ainda à investigação e à escrita, sendo autor do livro “A História do Glaucoma”.
13 Fevereiro 2026
Reportagem