Governo quer oftalmologistas nos centros de saúde

Imagem da notícia: Governo quer oftalmologistas nos centros de saúde

O Ministério da Saúde pretende integrar médicos oftalmologistas nas unidades de saúde familiares e nos centros de saúde.

Esta é uma das muitas ideias que podem vir a tornar-se realidade em breve se as propostas para reformar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) – que foram apresentadas a 16 de dezembro em Lisboa – tiverem condições para se concretizar no curto prazo, como pretende o Governo.

De acordo com o jornal Público, o objectivo é modernizar o SNS e direcioná-lo para as pessoas, explicou o secretário de Estado Fernando Araújo, numa conferência de imprensa que serviu para elencar as linhas prioritárias da reforma e apresentar os especialistas convidados para a coordenar.

Algumas das propostas até já são realidade em alguns locais e unidades de saúde. Um exemplo: ter equipas fixas nos serviços de urgência/emergência (profissionais de saúde dedicados em vez do actual sistema em que todos os médicos fazem rotativamente urgências) já é a regra em vários hospitais que pagam mais aos clínicos que asseguram este serviço tão exigente.

Nos centros de saúde também estão previstas várias melhorias: a ideia é equipá-los com meios auxiliares de diagnóstico e terapêutica (análises clínicas) e arrancar com projetos-piloto para, por exemplo, introduzir consultas de oftalmologia, de medicina dentária, de psicologia, de nutrição ou de fisioterapia.

Esta proposta, tal como as outras, ainda vai ter que ser trabalhada e testada no terreno.

17 Dezembro 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Jorge Alió preside ao Congresso KOLOR 2026

Em Nice, o médico oftalmologista apresentou os mais recentes desenvolvimentos em queratopigmentação terapêutica e cosmética a especialistas internacionais em cirurgia ocular avançada.

Ler mais 17 Junho 2026
Atualidade

ULSAC assinala Dia Mundial da Ortóptica

No âmbito do Dia Mundial da Ortóptica, assinalado a 1 de junho, a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) destacou o trabalho desenvolvido pela sua Equipa de Ortóptica, composta por 10 profissionais que asseguram cuidados especializados tanto nos Cuidados de Saúde Primários como nos Cuidados de Saúde Hospitalares.

Ler mais 15 Junho 2026
Atualidade