Café não dá mais energia

Imagem da notícia: Café não dá mais energia

Um estudo realizado por investigadores da Universidade Técnica de Lisboa revelou que o consumo moderado de café não é um suplemento energético. Durante quatro dias, foi proposto a 30 homens tomarem cinco cafés por dia, variando entre cafeína e placebo.

A quantia diária de cinco miligramas de cafeína por cada quilo de peso, cerca de cinco cafés, foi considerada como dose moderada.

Os 30 homens, pessoas que não estavam habituadas ao condimento, durante quatro dias tomaram café e um placebo, que é algo para substituir o café. Como condição, foi imposto que de forma aleatória tomassem ambas as substâncias. Nem os investigadores sabiam as rotinas.

O objetivo era comprovar que a cafeína não altera o gasto de energia do corpo em repouso como também não influencia o aumento de atividade física.

Analiza Silva, investigadora do projeto, explicou que a única alteração no comportamento das pessoas foi no número de horas de sono, que diminuí em média 45 minutos nos homens que tomaram café. O controlo do sono foi feito através de sensores de movimentos combinados com a monitorização dos batimentos cardíacos, durante todo o dia. “Não é por tomarmos café que vamos ter mais energia e, portanto, ajudar na manutenção do nosso peso”, considerou a investigadora.

9 Abril 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Jorge Alió preside ao Congresso KOLOR 2026

Em Nice, o médico oftalmologista apresentou os mais recentes desenvolvimentos em queratopigmentação terapêutica e cosmética a especialistas internacionais em cirurgia ocular avançada.

Ler mais 17 Junho 2026
Atualidade

ULSAC assinala Dia Mundial da Ortóptica

No âmbito do Dia Mundial da Ortóptica, assinalado a 1 de junho, a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) destacou o trabalho desenvolvido pela sua Equipa de Ortóptica, composta por 10 profissionais que asseguram cuidados especializados tanto nos Cuidados de Saúde Primários como nos Cuidados de Saúde Hospitalares.

Ler mais 15 Junho 2026
Atualidade