Estudo mostra avanços na forma como a diabetes causa perda de visão

Imagem da notícia: Estudo mostra avanços na forma como a diabetes causa perda de visão

A descoberta feita pelos investigadores da Queen’s University Belfast aponta a causa destas primeiras alterações na retina. O estudo, publicado na revista americana JCI Insight, descobriu que a perda da autorregulação do fluxo sanguíneo durante a diabetes é causada pela perturbação de uma proteína chamada TRPV2. Além disso, mostram que a perturbação da auto-regulação do fluxo sanguíneo, mesmo na ausência de diabetes, causa danos muito semelhantes aos observados na retinopatia diabética. 

O Professor Tim Curtis, Director Adjunto do Wellcome-Wolfson Institute for Experimental Medicine na Queen’s e autor correspondente, explica: “Estamos entusiasmados com os novos conhecimentos que este estudo proporciona, que explicam como a retina é danificada durante as fases iniciais da diabetes”. 

“Ao identificar o TRPV2 como uma proteína chave envolvida na perda de visão relacionada com a diabetes, temos um novo alvo e oportunidade de desenvolver tratamentos que impeçam o avanço da retinopatia diabética”. 

Com este estudo, financiado pelo Conselho de Investigação em Biotecnologia e Ciências Biológicas e pelo Departamento de Pós-graduação em Economia, a equipa de investigação espera que estas descobertas sejam utilizadas para informar o desenvolvimento de novos tratamentos que preservem a visão nas pessoas com diabetes. 

27 Setembro 2022
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade