Um implante e uns óculos permitem que cegos voltem a ver

Imagem da notícia: Um implante e uns óculos permitem que cegos voltem a ver

A norte-americana Second Sight está a desenvolver uma tecnologia que permite que pessoas invisuais distingam formas e volumes a preto e branco, através de um implante ocular.

Através de uns óculos especiais, que integram uma câmara de filmar, a informação visual é enviada para um computador, que depois reenvia as mesmas para um implante ocular, que estimula a retina.

A cirurgia é realizada na Suíça, em Lausanne, e introduz o implante na parede do olho através de uma abertura.

Os pacientes têm depois que integrar um programa de acompanhamento em ortótica, para saberem distinguir o que veem.

Desde 2008 que se realiza a intervenção, que custa à volta de 90 mil euros e já devolveu a visão a 80 pessoas.

Embora seja um processo inovador, só é aplicado em quem tem a retina parcialmente afetada, visto que o procedimento é inaplicável a cegos de nascença.

31 Janeiro 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade