Invisuais podem contar com a Mobile Lorm Glove

A Universidade das Artes de Berlim desenvolveu uma luva sensorial, a Mobile Lorm Glove, para pessoas com problemas de visão ou audição poderem ter acesso às novas tecnologias.
De acordo com o Ciência Hoje, a tecnologia está dotada de sensores na palma e os dados são enviados da luva para o dispositivo portátil (tablet ou smartphone) através de bluetooth, ou seja, o utilizador recebe uma mensagem quando os motores de vibração na parte superior da mão emitirem um sinal que será possível de ler através de padrões táteis.
A Mobile Lorm Glove fornece duas vias de comunicação inovadoras para invisuais e surdos: permite-lhes troca de informação à distância (enviar mensagens de texto e e-mails) e ainda a comunicação paralela, que é especialmente útil na escola e outros contextos de aprendizagem. Pessoas que tenham estas incapacidades poderão igualmente aceder a livros eletrónicos e aplicações de tradução em simultâneo.
A tecnologia ainda não está pronta para ser comercializada e a universidade propõe-se ainda a preparar uma aplicação de entrada e saída de voz.
30 Abril 2012
Atualidade