IPO-Porto revela tratamento “pioneiro”

Imagem da notícia: IPO-Porto revela tratamento “pioneiro”

O Serviço de Radioterapia do IPO-Porto apresentou uma nova técnica terapêutica “pioneira” na Península Ibérica, que permite a realização de técnicas avançadas de radiocirurgia intracraniana e extracraniana no tratamento do cancro.

Em comunicado, o IPO assegura que o sistema Novalis TX + Exactrac, além da redução do tempo de tratamento e do número de sessões, permite a realização de técnicas avançadas de radiocirurgia intracraniana e extracraniana, possibilitando o “tratamento de lesões malignas ou benignas, sem recurso a sistemas invasivos de imobilização e minimizando os danos dos tecidos normais”.

O sistema permite também aliar a versatilidade na alteração das características da radiação à precisão dos sistemas de imagem, os quais permitem a verificação e a correção do posicionamento do paciente durante o tratamento, recorrendo a uma mesa robotizada.

Segundo o IPO, com esta nova opção vai ser possível tratar tumores malignos ou benignos, “evitando os sistemas invasivos de imobilização”, além de “garantir o conforto do doente e a manutenção de elevados níveis de qualidade de vida”.

21 Maio 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

EssilorLuxottica entra no setor cirúrgico

A EssilorLuxottica e a MidEuropa firmaram um acordo para a EssilorLuxottica adquirir a Optegra, a plataforma integrada de oftalmologia que opera no Reino Unido, República Checa, Polónia, Eslováquia e Holanda.

Ler mais 27 Junho 2025
Atualidade

Universidade de Aveiro inaugura o BIOMEDIC Lab

No próximo dia 18 de junho, às 17h30, será inaugurado o BIOMEDIC Lab, um novo laboratório de ensino, experimentação e criatividade dedicado ao ensino e à prática inovadora da Engenharia Biomédica na Universidade de Aveiro (UA).

Ler mais 17 Junho 2025
Atualidade