Enxaqueca pode ser causada por outros genes

Imagem da notícia: Enxaqueca pode ser causada por outros genes

Cientistas europeus e australianos descobriram novos genes associados à forma mais comum da enxaqueca, indicando que a doença pode ser provocada por uma predisposição genética.

As variações genéticas foram detetadas no genoma de 4800 pacientes de enxaqueca “sem aura”, sem sinais neurológicos precursores, como transtornos visuais, por exemplo, a forma assumida por três em cada quatro casos de enxaqueca. Estas variações não foram encontradas, no entanto, no grupo de 7000 pessoas livres da doença, segundo os investigadores.

Os dados publicados na revista médica Nature Genetics fazem parte dos estudos feitos pelo International Headache Genetics Consortium, um consórcio internacional dedicado à pesquisa sobre a genética da enxaqueca.

18 Junho 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
Mido 2020
`

Notícias relacionadas

Desenvolvido instrumento para avaliar ganhos em saúde

Um instrumento de medição de resultados em saúde baseado em preferências da população portuguesa, desenvolvido por uma equipa de investigadores do Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC), foi adotado pelo Ministério da Saúde como instrumento de referência para avaliar a qualidade de vida relacionada com a saúde, no âmbito de medição e valoração dos efeitos em saúde.

Ler mais 22 Novembro 2019
Atualidade

CHULC inaugura robótica no SNS

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) recebeu o primeiro equipamento de cirurgia robótica em atividade no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Ler mais 13 Novembro 2019
Atualidade