Teste aos olhos deteta primeiros sinais de Alzheimer

Imagem da notícia: Teste aos olhos deteta primeiros sinais de Alzheimer

Através da forma como o cérebro controla o movimento dos olhos, estão a estudar-se as capacidades cognitivas da mente humana, como a atenção e a memória.

O Alzheimer afeta cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo e os sintomas nem sempre são evidentes nos primeiros anos. De acordo com a Fisher Center for Alzheimer Research Foundation, esta doença é responsável por um quinto das mortes dos maiores de 65 anos.

Como em muitas outras doenças, o diagnóstico precoce é essencial para melhorar a qualidade de vida do paciente. O teste agora descoberto pode acelerar o diagnóstico.

O estudo em questão, desenvolvido por cientistas da Universidade de Lancaster em conjunto com o Royal Preston Hospital, envolveu 19 doentes de Alzheimer, 25 pacientes de Parkinson, 17 idosos e 18 jovens saudáveis.

Os resultados deste teste podem demonstrar sinais iniciais da doença de Alzheimer na população, o que aumenta as esperanças de a tratar.

 

12 Setembro 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Novartis Portugal tem novo country president

Mourad Aboubakr é o novo presidente da Novartis Portugal. Há 15 anos na Novartis, Mourad tem uma vasta experiência no mercado farmacêutico, tendo assumido várias posições comerciais e na área de acesso a nível europeu e internacional, onde liderou equipas com culturas muito diversas.

Ler mais 24 Janeiro 2025
Atualidade

Francisco Ambrósio ganha Bolsa Charneco da Costa

Francisco Ambrósio, investigador coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra recebeu a Bolsa Charneco da Costa - Investigação Fundamental em Diabetologia, atribuída pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), no âmbito das Bolsas e Prémios SPD 2024.

Ler mais 22 Janeiro 2025
Atualidade

“As Quartas da SPO” voltam a 29 de janeiro

“As Quartas da SPO” sob o tema "Cirurgia de Catarata em Doente com Patologia Corneana", vai para o "ar" pelas 21h30, num webinar organizado pelo Grupo Português de Sup. Ocular, Córnea e Contactologia.

Ler mais 15 Janeiro 2025
Atualidade