Exame cerebral prevê resposta de doentes com ansiedade social

Imagem da notícia: Exame cerebral prevê resposta de doentes com ansiedade social

Neurocientistas do Massachusetts Institute of Technology, nos EUA, descobriram que o exame cerebral de pacientes com transtorno de ansiedade social pode ajudar a prever se eles vão beneficiar de tratamento.

De acordo com o portal Isaúde, a pesquisa pode ajudar os médicos a escolher tratamentos mais eficazes para o transtorno de ansiedade social, que afeta cerca de 15 milhões de pessoas nos EUA.

A ansiedade social é geralmente tratada com terapia cognitivo-comportamental ou medicamentos. No entanto, atualmente é impossível prever qual o tratamento que vai funcionar melhor para um doente em particular.

Agora, John Gabrieli e os seus colegas descobriram que a eficácia da terapia pode ser prevista através da medição da atividade cerebral dos pacientes conforme eles olharam para fotos de rostos, antes do início das sessões de terapia.

“Mostrámos que algumas dessas medidas podem direcionar os indivíduos para os tratamentos que são mais propensos a funcionar para eles”, afirma Gabrieli.

11 Setembro 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Curso de Anatomia e Cirurgia de Órbita decorre em setembro

No próximo dia 23 de setembro realiza-se o curso pós-graduado de Anatomia e Cirurgia de Órbita – Hands-on Cadaver Dissection, na Nova Medical School - Faculdade de Ciências Médicas, em Lisboa. Este curso será organizado numa parceria entre a Unidade de Órbita do Hospital CUF Descobertas e o Departamento de Anatomia da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School/Faculty of Medical Sciences.

Ler mais 3 Agosto 2022
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia