Exame cerebral prevê resposta de doentes com ansiedade social

Imagem da notícia: Exame cerebral prevê resposta de doentes com ansiedade social

Neurocientistas do Massachusetts Institute of Technology, nos EUA, descobriram que o exame cerebral de pacientes com transtorno de ansiedade social pode ajudar a prever se eles vão beneficiar de tratamento.

De acordo com o portal Isaúde, a pesquisa pode ajudar os médicos a escolher tratamentos mais eficazes para o transtorno de ansiedade social, que afeta cerca de 15 milhões de pessoas nos EUA.

A ansiedade social é geralmente tratada com terapia cognitivo-comportamental ou medicamentos. No entanto, atualmente é impossível prever qual o tratamento que vai funcionar melhor para um doente em particular.

Agora, John Gabrieli e os seus colegas descobriram que a eficácia da terapia pode ser prevista através da medição da atividade cerebral dos pacientes conforme eles olharam para fotos de rostos, antes do início das sessões de terapia.

“Mostrámos que algumas dessas medidas podem direcionar os indivíduos para os tratamentos que são mais propensos a funcionar para eles”, afirma Gabrieli.

11 Setembro 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade