Portuguesa descobre fármaco para tratar doenças pulmonares

Imagem da notícia: Portuguesa descobre fármaco para tratar doenças pulmonares

Cristina Nogueira-Silva é uma investigadora portuguesa e acaba de testar com sucesso um fármaco capaz de resolver malformações relacionadas com o crescimento do pulmão fetal e associadas a elevadas taxas de mortalidade de recém-nascidos.

A substância desenvolvida pela investigadora da Escola de Ciências de Saúde (ECS) da Universidade do Minho, poderá vir a ser administrada em grávidas sem ter efeitos secundários na mãe ou na criança.

O novo medicamento tem por objetivo assegurar o crescimento e as funções pulmonares e aumentar a taxa de sobrevivência dos bebés.

A descoberta foi feita na sequência da tese de doutoramento de Cristina Nogueira-Silva e foi reconhecida e publicada recentemente por relevantes revistas internacionais do ramo da investigação na saúde.

Trata-se de uma nova esperança terapêutica para estes recém-nascidos e as suas famílias.

20 Novembro 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Fundação Gulbenkian e CUF fazem parceria

A presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, e o presidente da CUF, Salvador de Mello, firmaram recentemente um protocolo de colaboração através do qual pretendem aproveitar as sinergias existentes entre as áreas de atuação das duas instituições e promover o intercâmbio de conhecimentos, incentivar a cooperação e a investigação científica, estimular a formação de profissionais de saúde, apoiar iniciativas de elevado potencial e incentivar a publicação científica.

Ler mais 15 Outubro 2020
Atualidade

OrCam Read auxilia pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura

A OrCam Technologies juntou-se à Biblioteca Nacional de Portugal para auxiliar pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura. A parceria, que surgiu a propósito do Dia Mundial da Visão, pretende capacitar todos os leitores que frequentam a biblioteca com a disponibilização de um OrCam Read.

Ler mais 12 Outubro 2020
Atualidade