Morreu oftalmologista Faria de Abreu

José Faria de Abreu, médico oftalmologista, faleceu esta semana, aos 67 anos, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), unidade hospitalar onde exerceu funções durante vários anos e chegou a ser chefe do Serviço de Oftalmologia.

Nascido em Lisboa, a 10 de Julho de 1945, Faria de Abreu licenciou-se em Medicina na Universidade de Coimbra, tendo-se doutorado em Oftalmologia na área da Retinopatia Diabética.

Foi em Coimbra que centralizou a sua atividade. Foi assistente na Faculdade de Medicina, tirou a especialidade nos HUC e esteve ainda ligado, como investigador, ao Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem (IBILI).

“Foi sempre muito dedicado aos outros”, afirmou José da Cunha Vaz, fundador do IBILI, ao Diário de Coimbra, considerando-o “um estudioso” e uma pessoa “importantíssima” para a importância que a Oftalmologia tem em Coimbra.

Também António Travassos, num texto publicado no mesmo jornal refere: “ele foi o homem que, em simultâneo e em todos os momentos da vida, conseguiu sempre respeitar a ciência, respeitar o colega e, fundamentalmente, respeitar o doente, porque é para isso que serve a Medicina”.

29 Novembro 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações da BIAL

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta terça-feira (25) o colaborador mais antigo da maior farmacêutica portuguesa. A distinção foi entregue no âmbito das comemorações dos 100 anos do laboratório, no dia em que se realiza a conferência BIAL 100 Years – Shaping the future, na Fundação Serralves (Porto).

Ler mais 25 Junho 2024
Atualidade

Consumo de drogas poderá causar deficiência visual

Gerardo Gleason, especialista mexicano em tecnologia para cirurgias oftalmológicas, alertou que “o consumo de substâncias psicoativas, naturais ou sintéticas, que atuam no sistema nervoso gerando alterações nas funções que regulam pensamentos, emoções e comportamento, aumentam as hipóteses de deficiência visual ou cegueira”, revela a Lusa.

Ler mais 21 Junho 2024
Atualidade

OftalPro completa 15 anos

A revista dirigida aos profissionais da oftalmologia alcança em 2024 o seu 15º aniversário. Nascida em 2009, a OftalPro publicou já 65 edições da sua revista, vincada pela aposta na publicação em papel, sem nunca descurar o contacto mais direto e imediato proporcionado pelas novas tecnologias que avançaram na sociedade desde a sua criação.

Ler mais 20 Junho 2024
Atualidade