Morreu oftalmologista Faria de Abreu

José Faria de Abreu, médico oftalmologista, faleceu esta semana, aos 67 anos, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), unidade hospitalar onde exerceu funções durante vários anos e chegou a ser chefe do Serviço de Oftalmologia.

Nascido em Lisboa, a 10 de Julho de 1945, Faria de Abreu licenciou-se em Medicina na Universidade de Coimbra, tendo-se doutorado em Oftalmologia na área da Retinopatia Diabética.

Foi em Coimbra que centralizou a sua atividade. Foi assistente na Faculdade de Medicina, tirou a especialidade nos HUC e esteve ainda ligado, como investigador, ao Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem (IBILI).

“Foi sempre muito dedicado aos outros”, afirmou José da Cunha Vaz, fundador do IBILI, ao Diário de Coimbra, considerando-o “um estudioso” e uma pessoa “importantíssima” para a importância que a Oftalmologia tem em Coimbra.

Também António Travassos, num texto publicado no mesmo jornal refere: “ele foi o homem que, em simultâneo e em todos os momentos da vida, conseguiu sempre respeitar a ciência, respeitar o colega e, fundamentalmente, respeitar o doente, porque é para isso que serve a Medicina”.

29 Novembro 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas