Monitorização na dispensa de antibióticos vai ser obrigatória

Imagem da notícia: Monitorização na dispensa de antibióticos vai ser obrigatória

Necessidade de combater a resistência preocupante dos agentes infecciosos aos antibióticos. É esta a causa apresentada pelo director-geral da Saúde quando questionado sobre a nova medida de obrigatoriedade de justificação na prescrição destes fármacos.

À margem do encontro que decorreu sobre a “Infecção associada aos cuidados de Saúde em Portugal”, Francisco George não escondeu a sua preocupação no que concerne à resistência aos antibióticos e diz até que “estamos na iminência de poder não ter antibióticos activos contra as bactérias”, sendo o caso mais preocupante o da tuberculose.

Com esta mudança vai existir uma monitorização na dispensa de antibióticos nas farmácias hospitalares e “os médicos vão ter de dar explicações sobre esta prescrição”, acrescenta Francisco George.

Portugal é um dos países europeus com maior taxa de prescrição e consumo de antibióticos. Um facto que já em 2011 foi sublinhado pelo Sistema Europeu de Vigilância da Resistência aos Antimicrobianos, onde Portugal ocupa a nona posição entre os países da União Europeia com consumos mais elevados.

30 Novembro 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

FMUC lança projeto de literacia em saúde

“As vacinas e nós” é o tema de um projeto de literacia em saúde promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), com a colaboração do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 8 Agosto 2022
AtualidadeCuriosidade

Curso de Anatomia e Cirurgia de Órbita decorre em setembro

No próximo dia 23 de setembro realiza-se o curso pós-graduado de Anatomia e Cirurgia de Órbita – Hands-on Cadaver Dissection, na Nova Medical School - Faculdade de Ciências Médicas, em Lisboa. Este curso será organizado numa parceria entre a Unidade de Órbita do Hospital CUF Descobertas e o Departamento de Anatomia da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School/Faculty of Medical Sciences.

Ler mais 3 Agosto 2022
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia