Monitorização na dispensa de antibióticos vai ser obrigatória

Imagem da notícia: Monitorização na dispensa de antibióticos vai ser obrigatória

Necessidade de combater a resistência preocupante dos agentes infecciosos aos antibióticos. É esta a causa apresentada pelo director-geral da Saúde quando questionado sobre a nova medida de obrigatoriedade de justificação na prescrição destes fármacos.

À margem do encontro que decorreu sobre a “Infecção associada aos cuidados de Saúde em Portugal”, Francisco George não escondeu a sua preocupação no que concerne à resistência aos antibióticos e diz até que “estamos na iminência de poder não ter antibióticos activos contra as bactérias”, sendo o caso mais preocupante o da tuberculose.

Com esta mudança vai existir uma monitorização na dispensa de antibióticos nas farmácias hospitalares e “os médicos vão ter de dar explicações sobre esta prescrição”, acrescenta Francisco George.

Portugal é um dos países europeus com maior taxa de prescrição e consumo de antibióticos. Um facto que já em 2011 foi sublinhado pelo Sistema Europeu de Vigilância da Resistência aos Antimicrobianos, onde Portugal ocupa a nona posição entre os países da União Europeia com consumos mais elevados.

30 Novembro 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Universidade de Aveiro inaugura o BIOMEDIC Lab

No próximo dia 18 de junho, às 17h30, será inaugurado o BIOMEDIC Lab, um novo laboratório de ensino, experimentação e criatividade dedicado ao ensino e à prática inovadora da Engenharia Biomédica na Universidade de Aveiro (UA).

Ler mais 17 Junho 2025
Atualidade

Novo Consenso WSPOS 2025 sobre Miopia

As Declarações de Consenso da WSPOS são Declarações sobre tópicos pertinentes à oftalmologia pediátrica e ao estrabismo, elaboradas pelos membros do Bureau Executivo e Científico da WSPOS. Todas as Sociedades Membro e os Países Capitulares da WSPOS concordam com essas declarações.

Ler mais 6 Junho 2025
Atualidade